Modelo foi revelado em Barcelona e consegue dirigir sozinho no trânsito urbano
por Julio Cabral, de Barcelona
A Audi acabou de apresentar em Barcelona a nova geração do sedã top de linha A8 no Audi Summit, evento no qual o fabricante apresentou toda a sua linha e novas tecnologias. A chegada do top de linha ao Brasil será no segundo semestre de 2018. O modelo de quarta geração tornou-se um autônomo de nível três, ou seja, ele é capaz de assumir a direção automaticamente no trânsito urbano. As tecnologias não param por aí. O A8 também conta com suspensão capaz de reconhecer buracos através de sensores e, até mesmo, massageador para os pés de quem vai atrás.
No entanto, o grande destaque vai para o uso de um sistema elétrico de 48V, força suficiente para levar o sedã sozinho na estrada quando você não precisar de toda a potência – modo coasting. Há também freios regenerativos e start-stop inteligente.
Motorização
A linha de motores será liderada pelos conhecidos V6 3.0 a gasolina ou diesel. Mas oito cilindros já foram confirmados e um e-tron está também a caminho. O modelo elétrico será capaz de ser carregado sem cabos, totalmente wireless. O top de linha continuará a ser movido pelo motor W12 de doze cilindros.
O V6 3.0 diesel gera 286 cv e o 3.0 a gasolina 340 cv. O V8 4.0 TDI chega a 435 cv e o a gasolina tem 460 cv. O A8 L de entre-eixos maior tem a opção do W12 6.0 de 585 cv.
O desempenho dinâmico será auxiliado pelo mecanismo de esterçamento das rodas traseiras. Com quatro rodas direcionais, o carro pode ficar mais estável em curvas e também fazer manobras com um diâmetro de giro menor.
Até o momento, a única configuração que teve dados de desempenho divulgados foi a híbrida alongada. Equipado com o mesmo câmbio automático de oito marchas, o A8 L e-tron quattro aposta na combinação de um motor elétrico a outro 3.0 TFSI movido a gasolina para gerar 449 cv e 71,4 kgfm. É força suficiente para ir aos 100 km/h em 4,9 segundos e chegar aos 250 km/h limitados eletronicamente.
Quanto ao estilo, o A8 agora ostenta faróis a laser mais afilados. A grade hexagonal tornou-se mais larga, recurso visual que ajuda a evidenciar a largura do sedã. As laterais têm para-lamas mais ressaltados e a linha do teto assumiu uma curvatura à moda cupê, sem, contudo, atrapalhar o espaço interno. Segundo a Audi, são dois centímetros extras para as cabeças. As lanternas OLED agora percorrem toda a extensão da largura do carro e possuem efeito tridimensional. O carro tem 5,30 metros de comprimento e 3,12 m de entre-eixos.
Bem mais chamativo do que o exterior, o interior adotou painel e console dominado por comandos sensíveis ao toque. Até mesmo as saídas de ventilação são touch. O quadro de instrumentos é o já conhecido Audi Virtual Cockpit, que dispensa mostradores analógicos e pode mostrar várias opções de visualização.
O modo autônomo pode assumir a direção sozinho a até 60 km/h. O A8 também é capaz de se estacionar sozinho ao toque de um comando, o motorista não precisa estar dentro do carro. É algo que o rival BMW Série 7 é igualmente capaz de fazer, no entanto, ele não oferece esse mimo no Brasil – esperamos que a Audi consiga trazer a função de autoestaciomento ao mercado nacional.
A funcionalidade faz parte do pacote de inteligência artificial do fabricante, que afirma ter o objetivo de facilitar a vida dos seus clientes para eles aproveitarem mais o tempo livre: é o que eles chamam de vigésima quinta hora.
Os mesmos sensores que servem ao sistema de direção e estacionamento autônomos é capaz de detectar buracos à distância. Com isso, a suspensão ativa impede que a roda caia na imperfeição ao mantê-la elevada. É algo que o Mercedes-Benz Classe S tem, mas que também não é oferecida no Brasil. Pode ser a chance da Audi se destacar nisso nas nossas bandas.
A estrutura de alumínio agora usa aços de ultraaltaresistência nas colunas A, B e parte da C, enquanto fibra de carbono é aplicada na parede entre a cabine e o porta-malas. Se por um lado isso impede o rebatimento dos bancos, por outro, o material responde por 33% da rigidez torcional da estrutura, ampliada em 24%.
Em matéria de segurança, o A8 tem radares capazes de detectar uma colisão lateral, situação na qual a suspensão levanta oito centímetros. Assim, o impacto se dá sobre uma parte mais rígida da estrutura de segurança.
A central multimídia de 10,1 polegadas fica quase escondida no painel por ter tratamento escurecido. No console central há outra tela sensível ao toque de 8,1 polegadas, responsável por controlar outras funções do carro.
Todos os bancos têm ajustes elétricos e função massagem, mas apenas o passageiro traseiro direito tem o massageador. O A8 alongado tem 13 cm a mais de entre-eixos e espaço suficiente para um ocupante de 1,84 metro cruzar as pernas.
Novos modelos
Além do A8, a Audi também confirmou que apresentará até o ano que vem as novas gerações do Q3, A6 e A7 Sportback. Para 2019, o plano é lançar o e-tron Sportback, que aparecerá como conceito no Salão de Frankfurt e foi apresentado rapidamente no evento de Barcelona.
Novas versões também surgiram de passagem no evento. O TT RS ganhou uma configuração Performance e o R8 Spyder V10 Plus, que chegará ao Brasil no primeiro trimestre do ano que vem.
Fonte: AutoEsporte
Créditos : Autos24h