A bicicleta já é o quarto meio de transporte mais utilizado no Brasil. Na capital paulista, já são 326,6km de infraestrutura cicloviária permanenete, como mostra o mapa da CET. O fato é que essa expansão chamou atenção Mondial Assistance, empresa especializada em assistência 24 horas, que lançou um serviço voltado para ciclistas.
A companhia afirma que está muito habituada a atender rapidamente aos chamados de motoristas, motoqueiros e, ultimamente, ciclistas. Por isso, lançou a Mondial eBikes, que utiliza bicicletas elétricas, com capacidade de carga de até cem quilos, para disponibilizar socorro mecânico ao longo de algumas das principais ciclovias da capital paulista, além de parques, aos finais de semana.
O objetivo da companhia é dar suporte a ciclistas e automóveis que, eventualmente, precisem de auxílio para pequenos reparos, como troca de pneus, carga de baterias (para carros) e ajuste de freios (para as bikes). Segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), durante a semana circulam mais de 300 mil bicicletas por São Paulo, sendo que, aos finais de semana, esse número praticamente dobra, passando para 550 mil.
Divulgação
“Neste projeto piloto das Mondial eBikes, o atendimento aos ciclistas e motoristas está sendo gratuito e também de forma proativa. Principalmente aos domingos e feriados, nossos mecânicos rodam com as bicicletas pelas ciclovias auxiliando quem necessitar de algum tipo de suporte”, diz Jedey Miranda, vice-presidente de Operações e TI, da Mondial Assistance.
As Mondial eBikes circulam obedecendo a todas as regras para ciclomotores: possuem até 50 cilindradas, velocidade é de 35 km/h, em média, o condutor é habilitado com a CNH, categoria A (moto) e uso de capacete.
Divulgação