A Overture Maps Foundation acaba de disponibilizar o primeiro conjunto de dados de mapa aberto da organização. Com ele, desenvolvedores podem criar aplicativos próprios para rivalizar com Google Maps ou Apple Maps.
A Overture foi fundada no ano passado pelas gigantes Amazon, Meta, Microsoft e TomTom. De acordo com a coalizão, as camadas de informações foram formatadas para que devs possam “ingerir e usar os dados do mapa de maneira padrão e documentada, e para serem interoperáveis”. Logo, qualquer um desses profissionais pode usar o conjunto para criar um próprio app de mapeamento próprio.
Por falar em informações, os dados liberados são bastante robustos. São 59 milhões de registros de pontos de interesse, mais de 780 milhões de edifícios únicos espalhados pelo mundo, al[em de uma rede rodoviária mundial e fronteiras administrativas (nacionais e regionais) em mais de 40 idiomas.
“O conjunto de dados do Places [conjunto de dados referente a locais], em particular, representa um grande conjunto de dados aberto anteriormente indisponível, com potencial para mapear tudo, desde novos negócios grandes e pequenos até mercados de rua pop-up localizados em qualquer lugar do mundo”, disse Marc Prioleau, diretor executivo da Overture.
Projeto de mapa open-source segue ativo
Vale destacar que o conjunto de dados já está disponível para download gratuito por meio deste link. A coalizão também está solicitando para que devs forneçam feedbacks por meio da página no GitHub ou via e-mail.
E o projeto não para por aí. Até porque os próximos passos contemplam atualizações constantes do banco de dados, novas fontes de dados abertos, sistemas de IDs e outras melhorias em prol de mais recursos para mapas.
Via: The Verge
Créditos: TecMasters