Entre tantos dispositivos vestíveis para monitorar a saúde do usuário, os principais ainda são relógios e pulseiras. Mas tornar essa tecnologia cada vez menor é um desafio constante da indústria. E se já tem gente que faz implante de micro chips sob a pele, a última novidade é um minúsculo pedaço de silício inteligente para ser implantado na boca. Sim, um leitor de saliva pequeno o suficiente para ser montado em um dente.
Essa é a proposta da Silicon Labs com seu último chipset xG27, que tem tamanhos que variam de 2mm quadrados a 5mm quadrados – aproximadamente a largura da ponta de um lápis, como mostra a imagem abaixo.
Por frações de milímetro, não é o menor chip bluetooth do mundo – mas quase, explica Sam Ponedal, porta-voz da Silicon Labs. Independente disso, o que interessa mesmo é que a proposta pode – em breve – se transformar em um produto real: um sensor vestível montado no dente que “conversa” com um aplicativo no celular do usuário; as informações também podem ser compartilhadas com um médico ou dentista do paciente.
Chip dental
Segundo a fabricante de dispositivos médicos Lura Health, o sensor é pequeno o suficiente para ser colado a um molar. Isso, por sua vez, permitiria que dentistas e médicos pudessem testar mais de 1.000 problemas de saúde a partir do sensor salivar.
A Lura Health afirma que acabou de concluir os testes clínicos para o sensor atualmente se prepara para passar pelo processo regulatório do FDA (Food and Drug Administration). Se tudo correr bem, o produto pode chegar ao mercado em 12 a 18 meses.
Créditos: TecMasters