Negócios

Chieko Aoki: Considerada uma das mulheres mais poderosas do Brasil!

Escrito por Vinnícius Lopes

Chieko Aoki: a executiva que semeia o dom da inovação na rede de Hotéis Blue Tree

Saiba mais sobre a história da dama da hotelaria brasileira

Não é por acaso que a ‘árvore’ de Chieko Aoki lhe deu bons frutos, pois ela carrega consigo o espírito empreendedor e otimista. Proprietária da rede Blue Tree (árvore azul em inglês e significado de Aoki) a empresária detém uma elegância que prende o olhar e uma sabedoria que desperta a curiosidade, tudo isso aliado a muita ternura e dedicação ao que faz.

A dama da hotelaria brasileira é conhecida pela inovação e talento, o que lhe confere a posição de ‘benchmark’ em excelência de serviços no setor. Seus hotéis oferecem diferenciais que vão desde kits de amenidades especiais a serviços exclusivos para o público oriental, como café da manhã japonês*.

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com cursos em Administração na Universidade de Sofia, em Tóquio, e de Administração Hoteleira, na Cornell University, nos Estados Unidos, Aoki fundou a sua empresa em 1992. O comprometimento com os serviços oferecidos e a preocupação com o bem-estar dos hóspedes foram os elementos fundamentais que fizeram com que ela mudasse a forma de fazer hotelaria no Brasil e que seu negócio se tornasse referência em menos de 10 anos. Hoje a rede Blue Tree Hotels, de propriedade do grupo Chieko Aoki Management Company, conta com 23 hotéis e resorts no Brasil, totalizando mais de cinco mil apartamentos em 19 cidades de norte a sul do País, como: Bauru (SP), Barueri (SP), Brasília (DF), Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Guarujá (SP), Joinville (SC), Lins (SP), Londrina (PR), Macaé (RJ), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Santo André (SP), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Valinhos (SP) e emprega mais de 1.400 pessoas, tendo um faturamento que ultrapassa os R$ 350 milhões.

Aoki acumula uma bagagem cultural de dar inveja, nascida no Japão, veio para o Brasil quando era criança, começou trabalhando como secretária, mas decidiu alçar voos mais altos, estudando e trabalhando em diversos lugares como Estados Unidos, Ásia e Europa. Em 1982, começou sua carreira como diretora de Marketing e de Vendas do Caesar Park São Paulo. Sua inquietação e a vontade de fazer acontecer a levaram a se tornar presidente da Caesar Park Hotels & Resorts e da mais antiga companhia hoteleira dos Estados Unidos, a Westin Hotels & Resorts. No ramo, sempre se destacou por crer que tudo pode ser melhorado, por isso, incentiva os seus colaboradores a fazerem sempre mais, estarem atentos às tarefas, sem fazê-las no automático.

E é pensando que tudo pode ser aprimorado que a executiva acredita que o sucesso está diretamente ligado à inovação. Foi ela quem teve a ideia de trocar o cobre-leito por uma espécie de xale incorporado à cama, que não precisaria ser tirado no fim do dia. Hoje, a maioria dos hotéis segue este modelo, deixando de lado o acolchoado que era colocado ao pé da cama pela manhã e retirado ao final da tarde pela camareira, o que significava trabalho redobrado.

Hoje, quase aos 70 anos de idade, Aoki inspira mulheres empreendedoras e é atuante na causa. Ela integra o Lide Mulher (Grupo de Líderes Empresariais) e o Conselho de Empresários da América Latina. Além disso, ganhou vários prêmios e também já foi considerada pela Forbes a 2ª mulher mais poderosa do Brasil.

Por Fabiana Seferein

Chieko Aoki vai estar no 1º Congresso de Liderança e Gestão de Pessoas da A Magia do Mundo dos Negócios dia 09/06 em Porto Alegre/RS. Saiba mais no link: goo.gl/AXiaJj

Share Button

Sobre o Autor

Vinnícius Lopes