Nesta semana, durante a CES 2023, a JBL anunciou sete novos produtos para a linha Quantum Series de headsets focados no mercado gamer. Além desses, a marca também adicionou ao portfólio outros seis fones de ouvido das séries JBL TUNE e JBL VIBE — ambas com true wireless como componente principal do produto —, e barras de som (soundbars).
Novos fones de ouvido JBL Quantum para gamers
O primeiro da lista a ser apresentado é o JBL Quantum TWS Air. De acordo com a marca, os fones contam com até 8 horas de tempo total de reprodução, conexão dual source — a qual permite ao usuário conectar-se em dois dispositivos, como celular e computador, de forma simultânea. O aparelho, que chega ao mercado na cor preta, também é equipado com quatro microfones (dois em cada fone).
Disponibilidade: a previsão da lançamento é para algum momento na metade de 2023.
Complementando a linha Quantum Series estão outros três headsets, desenvolvidos especificamente para integração com consoles Xbox e PlayStation: Quantum 100X/P, 360X/P e 910X/P. Os modelos na versão “X” são compatíveis com o console da Microsoft, enquanto as versões “P” podem ser facilmente integradas aos consoles da Sony.
O diferencial desses dispositivos, de acordo com a HARMAN (subsidiária da Samsung Electronics e responsável pela produção de produtos da JBL), é que os fones oferecem uma virtualização de áudio espacial sem fio com rastreamento de cabeça específico do console.
Sobre os modelos 360X/P e 910X/P, todos são equipados com o Dual Source, recurso que permite a troca rápida do áudio de uma jogatina para chamadas recebidas.
Os primeiros (Quantum 360X e JBL Quantum 360P) garantem até 22 horas de autonomia de bateria, enquanto os 910X/P possuem áudio espacial 360 com rastreamento de cabeça integrado, permitindo que os gamers tenham uma experiência de som surround por conexão USB-A/C sem fio no console, e com cancelamento de ruído ativo.
“Desde que nos aventuramos pelo espaço de jogos, nossa missão sempre tem sido desenvolver produtos de áudio de alta qualidade para gamers de todos os níveis”, afirma Dave Rogers, presidente do departamento de Lifestyle da HARMAN.
Disponibilidade: todos os modelos do JBL Quantum, tanto a versão X quanto a P, estarão disponíveis a partir de março deste ano.
True wireless
Para além da linha de fones de ouvido focado no público gamer, a JBL também anunciou outros modelos para uso cotidiano, com true wireless como centro das atenções dos novos dispositivos. São seis novos aparelhos divididos igualmente entre as séries JBL TUNE e VIBE.
De acordo com Rogers, o grande foco da JBL com os fones true wireless é trazer “inovação e estilo”. Para isso, os dispositivos são equipados com cancelamento de ruído ativo e Smart Ambient, que permite aos usuários controlarem a quantidade de ruído externo permitida caso precisem remover os fones.
- TUNE Series
A linha Tune é composta por três modelos: TUNE, TUNE Flex e TUNE Beam – todos com tecnologia true wireless compatíveis com conexão multipontos, para permitir a troca de um dispositivo bluetooth para outro de maneira mais rápida, além de permitir o acesso a assistentes de voz nativos.
Os modelos TUNE Buds e TUNE Beam são equipados com Bluetooth 5.3, e autonomia de até 12 horas de reprodução + 36 na caixa (ou 10 horas + 30 horas, no caso de o cancelamento de ruído estiver ativado). Já o TUNE Flex tem até 8 horas de reprodução + 24 na caixa (ou 6 horas + 18 horas com cancelamento de ruído ligado).
- VIBE Series
Também disponível em três opções — VIBE Buds, Beam e Flex —, os modelos dessa série são equipados com Deep Bass Sound, recurso que traz graves mais profundos à reprodução; além de autonomia de até 32 horas (8 horas de reprodução + 24 horas na caixa).
As versões VIBE, da mesma forma que o TUNE, são equipados com tecnologia Smart Ambient, para permitir controle do volume da música e ruídos em espaços externos, bem como o recurso VoiceAware, que trás aos usuários a possibilidade de ouvir a própria voz durante uma ligação.
Os aparelhos possuem também certificação IP54 de resistência à água e à poeira, bem como ajuste ergonômico.
Créditos: TecMasters