PET

Características comuns das raças de cão terrier

Escrito por Escobar Dog

As raças de cães terrier costumam ser pequenas e valentes, e todos que já conheceram um Yorkshire sabem do que estamos falando. Neste artigo, vamos aprofundar mais as características gerais das raças de cães terrier porque suas similaridades vão além do seu tamanho.

Uma história comum

A criação de raças de cães, até muito poucos anos, dependia dos trabalhos que os animais tinham que desempenhar: rastrear presas de caça, proteger o gado, guiar os rebanhos… Por causa disso, foi acontecendo uma seleção genética baseada na personalidade e nas habilidades físicas, mais do que na beleza.

Por exemplo, os cães mais velozes foram sendo selecionados e se misturando entre si. O seu físico foi se moldando para se adaptar a essa característica, até que surgiu o galgo atual. O mesmo aconteceu com todos os grupos de raças. Elas tinham um trabalho a desempenhar e por isso são tão parecidos entre si.

No caso das raças de cães terrier, seu nome indica de onde se originam: seu trabalho estava muito vinculado à terra. Esses cachorros foram criados para retirar pequenos mamíferos de suas tocas, mas também para caçar ratos e outros pequenos predadores.

Características comuns dos cães da raça terrier: físico

Por causa desse uso tão específico, começaram a surgir características comuns nos cães da raça terrier que facilitavam com que tivessem êxito no seu propósito. De forma geral, são cães de tamanho reduzido, com as patas bastante proporcionais ao corpo ou curtas.

Além disso, têm pelo duro e áspero, exceto as linhagens criadas especificamente para concursos de beleza. Esse tipo de pelagem os protege da umidade das tocas e lhes permite trabalhar sob chuva ou próximo a regiões úmidas, sem irritar a pele. Também são cães que costumam soltar pouco pelo, por isso é comum serem recomendados para os alérgicos.

Eles têm orelhas bem levantadas que nos dão a impressão de alerta: precisam do ouvido para detectar se as tocas estão ocupadas ou onde estão as presas. Essas orelhas, além disso, têm bastante mobilidade para serem capazes de saber melhor de onde vem o som.

Características comuns dos cães da raça terrier: caráter

No entanto, não é apenas no aspecto físico que eles conseguiram ser os melhores caçadores em miniatura: a personalidade tem muito a ver. Além disso, existem traços psicológicos que são características comuns nas raças de cão terrier, embora seja preciso levar em consideração que as experiências de cada um podem fazê-los mudar seu comportamento.

Eles são cães ladradores e que avisam seus donos sobre possíveis perigos ou presas. Por causa do seu tamanho, não costumam ser bons guardiães, mas são muito bons alarmes contra intrusos. Essa característica está ligada ao fato de terem que latir para avisar aos caçadores onde estavam as tocas e as presas, e perdurou com o tempo.

Muitas dessas raças tinham que enfrentar animais maiores, por isso que também são valentes e ousados. Não hesitam em enfrentar cães, animais ou humanos maiores se preciso for. São decididos e enérgicos, e velozes quando começam a correr.

caráter do cão terrier

Além disso, os cães da raça terrier, quando estão estressados, trazem à tona um dos seus instintos primitivos: cavam buracos e tentam enterrar coisas. Se você tem um cão pequeno que destroça os vasos de plantas ou esconde coisas no jardim, possivelmente ele está dizendo para você que está estressado!

Lista de raças de cães terrier

Existem muitas raças de cães terrier, mas estas são as mais comuns. Além disso, existem versões toy, quer dizer, muito menores. Essas raças nunca desempenharam nenhum trabalho de caça; foram uma criação voltada para os concursos de beleza, embora conservem traços psicológicos:

  • Yorkshire terrier
  • Jack Russell
  • Ratonero valenciano e bodeguero andaluz
  • Westie ou West highland white terrier
  • Fox terrier
  • Airedale terrier
  • Boston terrier

Alguns cães de presa têm genética terrier, apesar de sua origem não se encontrar na caça de pequenos mamíferos:

  • Bull terrier
  • Staffordshire bull terrier

Da mesma forma que outros grupos de raças de cães, existem características comuns dos terrier que podemos prever antes de adotar um desses animais. Eles são nervosos e ladradores, mas também são valentes e decididos. Seu tamanho e sua personalidade fizeram com que décadas atrás deixassem de trabalhar na caça para se tornar grandes companheiros em casa.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog