A ecoATM é uma estação de reciclagem de lixo eletrônico self-service, que inspeciona telefones eletronicamente e avalia, em tempo real, seu valor de mercado – nesse caso, os proprietários recebem um cupom, incentivos ou descontos na loja onde o quiosque estiver instalado. Se o aparelho não tiver valor algum, os donos podem ceder o aparelho para a reciclagem.
A primeira EcoATM foi instalada em 2009, no Estado de Nebraska, Estados Unidos. Logo no primeiro dia de funcionamento, 23 telefones foram para reciclagem e, no segundo, a EcoATM comprou mais de 100 dólares em telefones, incluindo um perfeito BlackBerry Curve.
As máquinas baseiam-se em um sistema de câmera para detectar sinais de uso, como telas quebradas e marcas de fricção, para determinar o valor aproximado dos aparelhos. Caso ele não tenha valor, os consumidores ganham um brinde, como uma capa de telefone à prova d´água.
O principal objetivo das máquinas é evitar o lixo eletrônico, já que nos EUA mais de 100 milhões de celulares são jogados fora anualmente.
Neste ano a ecoATM anunciou que o quiosque emNebraska também receberá notebooks. A companhia disse que a loja de eletrônicos Nebraska Furniture Mart oferece incentivos entre USD50 e USD100, tendo como base um laptop Intel i3, i5, e i7 respectivamente. Os incentivos serão dados em forma de créditos para comprar um novo laptop Intel na loja.
Assim como os laptops, a ecoATM diz que os quiosques já compram de volta telefones, MP3 players, iPods e vídeo games.
A empresa também tem parceria com a organização não governamental National Cristina Foundation, que doa os computadores para escolas carentes ao redor do mundo.
A companhia ganhou o concurso Green:Net do jornal The New York Times, e recebeu grandes investimentos para 2011. A empresa busca novos pontos para a instalação de quiosques.
Os ecoATM reúnem ecologia a recompensa – algo que tende a funcionar bem, como sabemos graças às latinhas de alumínio aqui no Brasil.
Veja como a ecoATM funciona:
[VIDEO:ecoatm]