PET

Cães mestiços são mais saudáveis: mito ou realidade?

Escrito por Escobar Dog

A endogamia praticada por alguns criadores irresponsáveis ​​pode ser a razão pela qual os cães de raça estão mais propensos a doenças. Por outro lado, é verdade que os cruzamentos podem ter um caráter mais incerto, mas será mesmo que os cães mestiços são mais saudáveis?

Ao escolher seu novo animal de estimação, você pode ter considerado comprar um animal de raça ou adotar um mestiço (sem raça definida – SDR). As informações que você encontra podem ser enganosas e, às vezes, baseadas em preconceitos sem qualquer base científica, como a de que os cães de raça pura geralmente são mais inteligentes ou que os cães mestiços são mais saudáveis.

Por que é dito que os cães mestiços são mais saudáveis

Um dos problemas mais notórios em torno da criação de animais de raça pura é a endogamia. Como em qualquer negócio, os criadores às vezes optam por maximizar os benefícios, arriscando até mesmo colocar em risco a herança genética dos filhotes e transmitir doenças congênitas ou hereditárias.

Um filhote nascido com esses problemas pode ser exposto a uma série de complicações de gravidade variável:

  • Uma das doenças hereditárias mais comuns e graves é a chamada ataxia cerebelar. Cerca de 40% dos pitbulls e do staffordshire terrier americanos e europeus são afetados por essa condição. É uma doença degenerativa do sistema nervoso que afeta a mobilidade do animal e reduz consideravelmente sua expectativa de vida. Ela é evitável através de testes de DNA confiáveis.
  • A busca por certas características físicas, tradicionalmente associadas à “beleza” do animal, levou a uma perda colossal de outras habilidades mentais e anatômicas, além de outros tipos de problemas. Um dos casos mais conhecidos é o do Pug, cujo focinho extremamente curto (desenvolvido graças a práticas de endogamia) causa problemas respiratórios no animal por toda a vida. Outro exemplo é o do pastor alemão, um cão que perdeu o equilíbrio em sua personalidade e que está propenso a displasia de quadril, entre outros problemas.
  • Outro fator é a taxa de incidência de câncer em cães. Como a criação de animais de raça pura se tornou muito popular, o câncer não parou de crescer. golden retriever, por exemplo, está propenso a sofrer de vários tipos de linfomas, e o número de mortes relacionadas ao câncer é tal que nos Estados Unidos investiram 35 milhões de dólares no estudo da doença.

No entanto, as práticas dos criadores influenciam muito se os animais acabam sofrendo com esses problemas ou não. Um criador responsável, que siga os princípios éticos básicos, não cruzará os animais que estão relacionados consanguineamente uns com os outros e nem os que estão propensos a doenças.

Ele também irá analisar potenciais pais para procurar possíveis defeitos genéticos e, se eles descobrirem sua existência, eles não permitirão que tenham filhotes.

É realmente melhor comprar um cão mestiço?

Apesar de tudo isso, existem muitos detratores de cães mestiços. Muitos argumentam que é difícil prever o tamanho e a personalidade desses espécimes, e que não é fácil saber se eles sofrerão com doenças no futuro.

Esta informação pode ser importante para o adotante de um filhote que acredita que ele irá levar para casa um cão que, no futuro, terá um tamanho médio, mas que termina com um cão do tamanho de um mastim.

No que se refere ao comportamento dos cães, também deve-se ter cuidado com o animal que escolher: as famílias muitas vezes podem acabar com cães muito inconstantes e imprevisíveis, que podem ser mais compatíveis com proprietários que morem no campo.

Cachorro SRD

Para evitar surpresas, é aconselhável fazer um teste genético para determinar sua ascendência ou passar algum tempo conhecendo o cão antes de adotá-lo.

Outro problema que podemos ter com os animais mestiços é que muitos deles foram abandonados, o que pode ter afetado sua personalidade e tê-los transformados em cães ansiosos ou nervosos.

Alguns simplesmente argumentam que uma pessoa que investe tanto dinheiro em um animal de raça pura terá os meios e o interesse para prestar os cuidados apropriados e que alguém que abandona um cão mestiço, é um dono que, geralmente, está menos preparado ou que é pouco responsável.

Se os cães mestiços são mais saudáveis ​​ou não é irrelevante para fins práticos. A verdade é que ter um animal sempre tem seus prós e contras, e você deve estar preparado para enfrentar tanto o lado bom quanto o ruim.


Notícias sobre Pets

Sobre o Autor

Escobar Dog