A BYD inaugurou em Brasília o primeiro carregador ultrarrápido de carros elétricos do Brasil, com potência de até 1.500 kW por conector. Localizado na concessionária da Denza, marca do grupo chinês, o equipamento promete atender a uma das principais preocupações de motoristas que consideram a transição de veículos a combustão para modelos elétricos: o tempo de recarga. A inauguração ocorreu na quinta-feira, 1º de outubro.
Recarga ultrarrápida e autonomia
A tecnologia, denominada Flash Charging, permite que a bateria de um veículo elétrico seja recarregada de 10% a 70% em apenas cinco minutos, proporcionando até 400 quilômetros de autonomia. Para atingir 97% de carga, o tempo necessário é de cerca de nove minutos, tornando a espera muito semelhante à de uma parada em um posto de combustível convencional.
O sistema do carregador usa baterias próprias como reservatório. Elas armazenam energia gradativamente, com a potência de um carregador comum, e liberam essa energia de uma vez ao carro, evitando sobrecarregar a rede elétrica local durante o processo de recarga.
Limitações atuais de potência
Entretanto, é importante observar que atualmente apenas o Denza Z9 GT consegue aproveitar toda a potência do carregador ultrarrápido. Este modelo cupê elétrico é equipado com 952 cv e tem preço sugerido de R$ 670 mil. Veículos de outras marcas que utilizam o conector CCS2 também podem utilizar o carregador, mas dentro da capacidade máxima de suas baterias.
Expansão da infraestrutura de recarga
A BYD tem um plano ambicioso de expandir sua rede de carregadores ultrarrápidos no Brasil, com a meta de instalar 1.000 pontos até o final de 2027, levando essa tecnologia a todas as lojas da Denza. A proposta foi revelada ao público brasileiro no final de agosto, durante o Festival Interlagos, em São Paulo. Até o momento, não há informações sobre quando o Espírito Santo receberá um carregador do tipo.

