Nos últimos anos as montadoras de carros de luxo descobriram um novo nicho, o dos SUVs compactos. A BMW inaugurou o segmento com o X1, depois foi a vez da Land Rover lançar o Evoque e da Audi o Q3. A mais nova montadora a entrar neste segmento é a GM com sua marca de luxo, Buick, a divisão de carros premium da GM apresentou no Salão de Detroit 2012, o Encore.
O Buick Encore inaugura uma plataforma global da marca, ele deve ser vendido em vários países, após ser lançado nos EUA chegará a Europa pelas mãos da Opel, com o nome de Mokka. Tudo indica que este modelo virá para o Brasil em breve para ocupar uma posição de mercado abaixo da Captiva, claro que terá um acabamento bem mais simples, para que seu preço seja competitivo. Claro que isto é apenas uma teoria, a segunda hipótese é que ela possa substituir a Captiva em alguns mercados, mas o que fica difícil de acreditar devido ao tamanho compacto do SUV em comparação com a Captiva.
Visualmente o Buick Encore não traz nenhuma grande solução em estilo, suas linhas são modernas, porém ao mesmo tempo simples e racionais, nada de exageros ou formas exageradas de design, isto tem um motivo o modelo foi concebido com a missão de agradar a quase todo mundo, desde quem tem um perfil mais jovem até a um publico mais conservador como os compradores da Buick.
Sob o capô, o Encore traz um motor já conhecido, o mesmo já usado no Sonic e no Cruze, trata-se do 1.4 L Ecotec, turbocharged que desenvolve 140 CV de potência e 23 kgfm de torque. Esse bloco trabalha em conjunto com um câmbio automático de seis velocidades. De série a tração será 4×2 dianteira enquanto a versão top contará com tração AWD 4×4.
Talvez o interior seja o principal ponto forte do Buick Encore, o modelo mantém tudo o tradicional luxo e sofisticação da marca americana, o acabamento interno combina couro em dois tons, alumínio e madeira, pode ser considerado primoroso. Conforto é que não falta no Buick, a cabine traz uma lista extensa de equipamentos de série, os mimos vão desde um controle remoto que permite dar a partida no motor sem uso da chave, até o volante com aquecimento. Entre as outras mordomias do Encore estão ainda, um controle climático com duas zonas individuais de temperatura, piloto automático, sistema multimídia com tela LCD de 7 polegadas touch screen e sistema de som Bose. Destaque também para o espaço interno, com um entre eixos de 2.52 metros, ele acomoda com facilidade 5 ocupantes e tem um porta malas para 533 litros.
O Encore deve fazer muito sucesso na China (principal mercado da Buick) e Coreia do Sul (país onde o SUV também será produzido) do que nos EUA, por enquanto a preferência dos americanos continua sendo pelos utilitário esportivos de grande porte e isso não deve mudar tão cedo, prova disso é que pelos menos por enquanto Audi e BMW não tem planos de lançar nos EUA, o X1 e o Q3 respectivamente.
A previsão da GM é que o Buick Encore chegue as ruas dos EUA apenas no começo de 2013.
Créditos : Autos24h