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Já faz alguns anos que a Bugatti está fazendo um programa de lançamento de versões limitadas para homenagear os 6 homens que ajudaram a construir a rica história da marca, agora em 2014 no Monterey Car Week, na Califórnia, a Bugatti mostrará o Veyron Ettore Bugatti, modelo que será o sexto e último carro das lendas da marca, homenageará a mais importante delas, o patrono e fundador da marca, Ettore Bugatti, o modelo também faz uma referencia ao Type 41 Royale de 1932.
Assim como aconteceu com os outros 5 carros que a Bugatti construiu para homenagear os seus personagens históricos, serão produzidas apenas 3 unidades do Veyron Ettore Bugatti, e cada uma delas custará a pequena fortuna de 2.35 milhões de euros (algo em torno de R$ 7.25 milhões).
O carro em homenagem a Ettore Arco Isidoro Bugatti, traz uma exclusiva carroceria feita em alumínio polido a mão, com partes em fibra de carbono sem pintura na cor azul, um trabalho totalmente artesanal, que deixou o Veyron com uma aparência bela e impressionante. Outra exclusividade são as belas rodas com corte diamante, que trazem desenho em homenagem ao modelo Type 41 Royale de 1932.
Por dentro também há um trabalho rico e totalmente artesanal, pela primeira vez a Bugatti usou dois tipos de couro nobres distintos no interior do Veyron, há o tradicional couro “calf’s” em um tom natural marrom, e partes dos carro como volante, alavanca de câmbio, puxadores das portas, console central, descansa braço e o teto, em um exclusivo couro natural marrom cordovan, este é um couro bastante raro, somente o processo de bronzeamento demora 6 meses, este material geralmente é usado em sapatos de alta qualidade e é muito resistente e tem um toque macio.
O Veyron Ettore Bugatti é baseada na versão mais nervosa do Veyron, a conversível Grand Sport Vitesse, que traz motor de 8 litros, W16 (16 cilindros), que desenvolve 1200 cavalos e um inimaginável torque de 150 kgfm entre 3.000 a 5.000 rpm, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 2.6 segundos e alcança a velocidade máxima de 408.8 km/h, é o roadster de produção mais rápido já feito.
Cada uma das três unidades que serão produzidas do Veyron Ettore Bugatti.
Ettore Bugatti…
Ettore Bugatti nasceu em Milão em 15 de setembro de 1981, foi o segundo filho de uma criativa e rica família, que seguia a carreia artística, porém ele se tornou fanático por tecnologia, começou aos 17 anos após sair da Academia de Arte de Milão, a construir bicicletas e triciclos, e logo depois construiu seu primeiro automóvel, que logo rendeu um premio em um exposição em Milão. No ano seguinte Ettore foi trabalhar na De Dietrich, na área de desenvolvimento de automóvel, por lá o jovem Bugatti desenvolveu novos modelos e inclusive carros de corrida até 1904, depois de deixar a fabricante teve outros cargos, como na empresa de motores a gás Deutz, na Alemanha. Neste tempo Ettore Bugatti desenvolveu um veículo leve e esportivo batizado de Type 10, que mais tarde foi construído por sua própria marca.
Em 1909 ele voltou a Molsheim (França), e em uns galpões de uma fábrica abdandonada fundou a Bugatti, e naquele ano ele lançou o T13, e sua produção começou a crescer ano a ano. Em 1920 Bugatti se aventurou pra valer no mundo das competições, como nas famosas 24 horas de Le Mans. Um de seus maiores sucessos nas pistas foi o Type 35, o modelo conseguiu a histórica marca de 412 vitórias em noves meses, a partir dai a imagem da Bugatti começou a ganhar respeito e nome. O Type 41 Royale foi outro modelo que marcou época pelo seu alto luxo. Assim como o esportivo Type 57 de 1934.
Ettore Bugatti também se dedicou a produzir trens, aviões e barcos, ele também ganhou nome ao inventar e produzir o trem de alta velocidade para a França em Molsheim, no começo da década de 1930.
Ettore morreu aos 66 anos, em Paris em 21 de agosto de 1947. Após isso a companhia foi vendida em 1963 e os negócios de Ettore foram fechados. A Bugatti viveu décadas de crise, sem produzir um modelo novo por muito tempo, até que passou para um grupo Italiano na década de 1990, onde foi produzido o EB 110, que teve apenas 150 unidades construídas.
Em 1995 a Bugatti decretou falência, porém foi salva e comprada pelo Grupo Volkswagen em 1998, que pouco tempo depois já começava o desenvolvimento de um super carro que continuaria o legado da marca, dai em 2002 nascia o Bugatti Veyron 16.4, que se tornou o carro de série mais rápido do mundo.
Créditos : Autos24h