A coxinha é, sem dúvidas, uns dos salgadinhos mais amados pelos brasileiros. E pelos estrangeiros também, já que quando visitam o Brasil, costumam ficar loucos pela receita de frango, juntamente com o pão de queijo, que muitos deles não conheciam.
No entanto, aqui no país não é novidade a presença de salgadinhos em festas e confraternizações, mas nos EUA, uma empresa formada por um casal brasileiro tem levado esta tradição.
A ideia de Ricardo Rosa e Vanessa Oliveira era estudar inglês e procurar oportunidades para empreender nos Estados Unidos, mas uma reunião na casa de amigos acabou mostrando o que seria seu negócio de sucesso. “Não encontramos salgadinhos para encomendar em Nova York, então nós mesmos fizemos. Todos adoraram e sugeriram que aproveitássemos esse mercado”, lembra Vanessa. E assim, poucas semanas depois, nasceu o Petisco Brazuca, uma empresa que faz entregas delivery com os mais variados salgadinhos para festas. Ricardo, que é publicitário e Vanessa, formada em administração, uniram seus conhecimentos, colocaram uma pitada de gastronomia e hoje faturam R$ 500 mil ao mês com a Petisco Brazuca, que já conquistou funcionários de empresas como a Nike, Yahoo, Samsung e a American Airlines.
Confira a entrevista exclusiva de A Magia do Mundo dos Negócios com o casal Ricardo Rosa e Vanessa Oliveira, do Petisco Brazuca:
Como surgiu a ideia do negócio?
A ideia do negócio surgiu sem pretensões, fomos convidados para a festa de um amigo brasileiro e ficamos responsáveis por levar petiscos para a festa. Nós não sabíamos onde encontrar quem fizesse coxinha e pães de queijo, então decidimos fazer uma busca na internet a procura de empresas ou restaurantes brasileiros que realizassem a entrega dos salgados em casa, porém, para nossa surpresa nós não encontramos nenhuma opção, resolvemos então fazer por conta própria as coxinhas para a festa. Nós preparamos tudo e levamos para os nossos amigos e no final foi um verdadeiro sucesso, todos adoraram e começaram a sugerir que nós fizéssemos os salgados por encomendas, afinal, deveriam haver outras pessoas que assim como eles sentiam saudades do tempero brasileiro.
Algumas semanas depois da festa, e após um planejamento mais detalhado nós decidimos criar o Petisco Brazuca. Criamos perfis nas redes sociais para iniciar a divulgação e compartilhamos a notícia com os amigos e em pouco tempo nós já estávamos operando a empresa.
Como funciona a dinâmica do negócio?
O Petisco Brazuca tem como conceito principal o serviço de delivery. Nós entregamos os salgados direto no endereço do cliente em qualquer endereço de New York (Manhattan, Queens, Brooklyn e Bronx), New Jersey ( Exchange Pl, Newport e Hoboken ) e Sul da Flórida.
O serviço funciona de forma simples e intuitiva, basta o cliente acessar nosso aplicativo para IOS e Android, website (www.petiscobrazuca.com), chat online ou via redes sociais, fazer a sua ordem e escolher o dia e horário que deseja receber o seu box de salgados, nós entregamos tudo fresco e quente no dia e horário escolhido pelo cliente, simples como pedir uma pizza no final de semana.
Como o público americano teve conhecimento dos produtos?
Grande parte dos nossos clientes americanos vieram através dos clientes brasileiros que funcionam como nossos catalizadores. O marketing boca a boca foi um dos principais motivos pela nossa penetração no mercado americano.
Outro grande responsável pelo crescimento no número de clientes americanos foram os eventos internacionais no Brasil como a Copa do Mundo e Olimpíadas que abriram os olhos dos americanos para a culinária brasileira em especial petiscos como coxinha e pão de queijo.
Quais são os produtos vendidos?
– Coxinha de Frango;
– Coxinha de Queijo;
– Coxinha de calabresa;
– Coxinha de doce de leite;
– Coxinha vegana;
– Pão de queijo;
– Pão de queijo Fit;
– Empadinhas de frango;
– Empadinhas de Palmito;
– Croquete de Mandioca com carne;
– Bolinho de bacalhau;
– Guaraná
Quais grandes empresas atendem?
Empresa: Google, Yahoo, Samsung, Michael Kors, Nike, ONU, Melissa, Latam Airlines, American Airlines, HSBC, Citibank, JP Morgan entre outros.
Conseguem todos os ingredientes nos EUA?
Grande parte dos nossos ingredientes são encontrados facilmente nos EUA, porém, alguns mais específicos precisam ser importados do Brasil. Determinados produtos necessitaram de adaptação e nós levamos quase 12 meses investido no desenvolvimento de receitas próprias e originais, que garantissem um sabor autêntico brasileiro.
Quais são os planos para o futuro?
Nós temos planos de expandir para outros estados abrindo lojas próprias e levando o sabor autêntico brasileiro para o resto do mundo.
Pensam em voltar para o Brasil?
Nós temos planos futuros de investir e levar o projeto do Petisco Brazuca ao Brasil, mas estamos estudando a melhor forma de fazer isso.
Qual sua dica para os empreendedores que estão iniciando carreira?
O que aprendemos empreendendo fora do Brasil é que se você não começar a tirar sua ideia do papel alguém irá fazer antes de você. Nós sabemos que o planejamento é importante, mas em um mercado cada vez mais competitivo a velocidade de aplicar na prática as suas ideias é algo crucial, para ganhar mercado e sair na frente.
Outra dica é fazer tudo com excelente, as vezes não é necessário “inventar” a roda, e sim “reinventá-la”. Investir em novas aplicações de produtos ou melhorar serviços é um campo de oportunidade infinitas, está o UBER e AirBnB para provar isso, duas empresas que revolucionaram o transporte de passageiros e a hospedagem no mundo, dois segmentos que estavam defasados e acomodados.