O Brasil abriga a maior variedade de espécies de peixes de água doce do mundo. Mesmo assim, sofremos com a grande quantidade de peixes potencialmente ameaçados de extinção. Conforme divulgação da revista científica “PLoS One”, 819 espécies correm perigo.
A lista oficial mostra um cenário diferente. De acordo com ela, existem no Brasil somente 133 espécies que podem ficar extintas. A disparidade entre os dois resultados acontece devido às áreas consideradas nas publicações. Ao contrário da pesquisa feita para a lista oficial, os pesquisadores da equipe de Paulo Buckup – responsáveis pelo artigo na “PLoS One” – mapearam espécies cujo habitat são as microbacias.
A análise abrangeu 540 microbacias e registrou 2.600 espécies, em 2007, desse total, 819 têm grandes chances de se tornarem extintas. Peixes bastante conhecidos entraram na lista dos ameaçados. Este é o caso de das piabas, cascudos e coridoras.
O grupo responsável pela divulgação desses números é formado por Paulo Buckup, do Museu Nacional da UFRJ, ONG Conservação Internacional, Museu de Zoologia da USP, entre outras instituições.
Com informações da Folha.com