Autos

Bentley revela seu primeiro SUV, o Bentayga, com 608 cv ele será o mais veloz do mundo. Confira em detalhes

Escrito por Fernando Luis

Foram 3 anos desde a apresentação do conceito EXP 9 F em 2012, até a conclusão do Bentayga mostrado aqui, este é o primeiro SUV na história da Bentley, a demora em sua construção não foi apenas pelo fato de ser um carro de proposta inédita dentro da montadora inglesa, mas porque eles queriam simplesmente construir o SUV mais luxuoso, potente e rápido possível, e o resultado foi alcançado, o Bentayga não é apenas um dos utilitários esportivos mais luxuosos da atualidade, mas também será o mais rápido e potente do mundo, equipado com um poderoso motor W12 de 608 cv, ele é capaz de superar a barreira dos 300 km/h.

 

bentley bentayga

Design…

Em comparação com o protótipo EXP 9 F, na qual foi baseado, o Bentayga assumiu uma aparência mais tradicional e menos polêmica, principalmente na dianteira, que assumiu o mesmo DNA já visto nos outros modelos da Bentley, padrão de estilo já usado há pelo menos 10 anos, caracterizado pela gigante grade “Matrix” bastante imponente, o capô de estilo clássico e os quatro faróis ovais com canhões de LEDs, um detalhe interessante é que para conseguir a refrigeração necessária para o bloco W12, o para-choque conta com amplas e largas tomadas de ar, detalhe que também passa um perfil mais esportivo ao Bentayga.

bentley bentayga

Nas laterais a Bentley tratou de criar traços mais volumosos e evidentes, conferindo uma aparência bastante esportiva ao SUV, note o desenho da caixa de roda traseira que se sobressai do resto da carroceria, e o teto que também mudou bastante em relação ao conceito de 2012, ficando mais baixo e com contornos curvos, já a janela lateral traseira é bastante curta e possui a coluna “C” larga e inclinada,  o que também foi pensado visando criar se uma aparência mais esportiva ao Bentayga. As rodas podem ser aro 20 ou 22 variando de acordo com a versão.

bentley bentayga

Por fim na traseira do Bentayga, os designers da montadora inglesa optaram por adotar um estilo mais retrô, puseram lanternas grandes, quadradas e com contornos cromados, enquanto a tampa do porta malas traz uma espécie de spoiler integrado.

bentley bentayga

Motor…

A esportividade do Bentayga não ficará apenas no visual, ele chega para assumir o título de SUV mais rápido e potente do mundo, seu coração será um inédito motor W12 – 12 cilindros em “W”, com 6.0 litros, injeção direta de combustível auxiliado por dois turbos compressores, é capaz de despejar 608 cv de potência e 90 kgfm de torque máximo. Este conjunto permite a Bentayga ir de 0 a 100km/h em apenas 4 segundos, e ser capaz de alcançar os 301 km/h de velocidade máxima.

bentley bentayga interior

Interior…

Outra característica marcante dos carros da Bentley presente no Bentayga, é o interior luxuoso feito de forma artesanal, padrão que é visto em detalhes como no relógio analógico tradicional da renomada marca suíça Breitling, feito a mão e fixado bem ao centro do painel para dar um toque a mais de classe e estilo a cabine, somente este relógio – foto abaixo, que será opcional, um modelo similar pode custar entre R$ 50.000 a R$ 70.000.

bentley bentayga interior

O painel traz o já tradicional padrão de cockpit individual, já característico da Bentley, na qual motorista e passageiro são separados pelo console central que também divide o painel em duas peças distintas. O acabamento é rico em detalhes, há nada menos do que sete tipos de couro para o painel e bancos, material presente também no volante e nas portas, há ainda partes do painel e do console revestido em madeira nobre original, cultivada exclusivamente para a Bentley.

bentley bentayga painel hud display

Falando em tecnologia, o SUV da Bentley claro, também faz bonito, na dianteira há um sistema multi-mídia com tela touch de 8 polegadas, com HD de 60GB para armazenamento de dados e músicas, além de funcionamento em até 30 línguas diferentes, enquanto na traseira há um sistema de entretenimento com duas telas de 10.2 polegadas, ao estilo tablet, elas ficam atrás dos bancos dianteiros porém podem ser removidas, rodam sistema Android e possuem conexão com internet 4G, Wi Fi e Bluetooth, ainda em entretenimento há um sistema de som Bentley Signature Audio, que segundo eles é o sistema mais potente já colocado neste tipo de carro, com 1950 watts de força, 18 alto falantes e super tweeters.

bentley bentayga interior

Há ainda bancos acolchoados e com ajustes elétricos em nada menos do que 22 posições, além de sistema de aquecimento, resfriamento e seis modos de massageamento, isso inclusive vale para para os bancos traseiros na versão mais top, com 4 lugares, eles vem com 18 diferentes opções de ajustes, além de descanso para os pés e console central com porta copos, tomadas USB e outros comandos.

bentley bentayga interior banco traseiro

Lembrando que o Bentayga terá versão com 5 ou 4 lugares, sendo que esta ultima na parte traseira haverá dois bancos individuais e o console ao centro (foto acima).

bentley bentayga porta malas

Até mesmo no porta malas haverá sofisticação, opcionalmente estará disponível um interessante módulo com caixas multi-uso removíveis e revestidas em couro com acabamento em alumínio, que se adequam ao porta malas, podendo por exemplo ser útil para transportar com classe, por exemplo garrafas de champagne, talheres, copos ou roupas entre outros itens.

bentley bentayga porta malas bentley box

O Bentayga ainda terá como atrativo um enorme teto solar panorâmico, divido em duas partes, que cobre até o banco traseiro, cobrindo 60% do teto do carro, são 1.35m² de vidro.

bentley bentayga

Requinte sem frescuras…

A Bentley testou o Bentayga nas condições mais severas do mundo, foi simplesmente o carro em desenvolvimento mais testado na historia da marca, os protótipos do SUV rodaram em testes nos cinco continentes, encarando por exemplo temperaturas de -30 graus no Cabo Norte, na Noruega a condições extremas de 50°C no deserto de Dubai, além de ter completado mais de 400 voltas no famoso circuito de Nürburgring Nordschleife, visando se aperfeiçoar sua performance.

bentley bentayga

Lembrando que todas as versões do Bentayga virão com transmissão automática de oito velocidades, suspensão a ar ajustável em tempo real de forma automática, de acordo com a necessidade, ou de forma manual, no caso da última opção serão quatro níveis de altura disponível para a suspensão: “High2″, “High1″, “Normal” e “Low”, ainda falando desta suspensão a ar, há soluções interessantes como um botão no porta malas que permite ao motorista rebaixar a suspensão traseira na hora de colocar alguma carga no porta malas.

bentley bentayga traseira

Em breve o Bentayga também deve ganhar ainda novas versões como uma variante mais mansa e econômica, com motorização a diesel, uma configuração híbrida também está à caminho.

O lançamento oficial do Bentley Bentayga acontece agora em setembro, durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, as primeiras unidades devem começar a ser entregues no começo de 2016. O preço ainda não foi revelado, mas é quase certo que ele também deve deter outro título, o de SUV mais caro do mundo.

Créditos : Autos24h

Sobre o Autor

Fernando Luis