Graças à sua simpatia e beleza, os beagles, que originalmente eram cães de caça, ganharam espaço como animais de estimação nas casas.
Os beagles são cães de tamanho médio cheios de elegância, personalidade vivaz, dóceis e com um poderoso olfato.
Embora tenham surgido na Inglaterra, esses cães estão entre os mais populares na América, especialmente nos Estados Unidos.
Convidamos você a conhecer algumas curiosidades e informações interessantes sobre a raça.
Muito pouco se sabe sobre suas origens
Embora a padronização da raça seja atribuída à Grã-Bretanha, pouco se sabe exatamente sobre suas origens.
O primeiro registro conhecido desses cães é encontrado no “Tratado sobre a caça” de Xenophon.
Considerando a descrição oferecida pelo filósofo e militar grego, essas histórias poderiam corresponder aos ancestrais e origens do atual beagle.
Mais tarde, encontramos registros muito diversos que nos permitem compreender que os ancestrais do beagle moderno acompanharam a humanidade desde muito cedo.
A partir do século 18, cruzamentos mais seletivos foram realizados para padronizar as características da raça.
No século 19, por volta de 1840, o beagle chegou ao continente americano.
Originalmente ele foi adotado como cão de caça. No entanto, por causa de seu caráter carismático e beleza notável, rapidamente ganhou enorme popularidade como cão de companhia, sobretudo para famílias.
Rainha Elizabeth I e o ‘beagle de bolso’
No século 18, o beagle foi submetido a um processo de ‘nanismo’. Dessa forma, foram gerados espécimes menores que os tradicionais cães de caça.
Apesar de estarem extintos, os ‘beagles de bolso’ ou ‘beagles anões’ são muito populares. Entre seus admiradores mais reconhecidos, encontramos ninguém menos que a rainha Elizabeth I.
Mas cruzamentos artificiais têm um impacto negativo sobre a saúde dos animais. Além disso, pode gerar nanismo, defeitos de nascimento, problemas de fertilidade, sistema imunológico fraco, etc.
Por estas razões e situações que vêm ocorrendo em sua história, o ‘beagle de bolso’ não conseguiu sobreviver. Por isso, hoje vemos apenas cães de tamanho padrão.
O beagle é um cão muito inteligente e sensível
Beagles são realmente inteligentes e demonstram sentidos altamente desenvolvidos. Além disso, eles respondem perfeitamente ao treinamento com reforço positivo.
Graças ao seu forte olfato, esses animais têm uma incrível capacidade de rastreamento, o que explica seu enorme sucesso na caça.
Seu temperamento energético e sua predisposição para o trabalho facilitaram a adaptação à caça em bando. Atualmente, eles também executam tarefas bem sucedidas como cães de detecção (por exemplo, de drogas ou armamentos).
Snoopy, o beagle mais famoso do mundo
Certamente todos nós conhecemos o lindo e engraçado cão Snoopy, criado por Charles M. Schulz.
O que muitas pessoas não sabem é que o companheiro carismático do menino Charlie Brown foi inspirado nos beagles.
Se olharmos para as orelhas e para a estrutura física do Snoopy, rapidamente encontraremos no personagem as características mais marcantes dessa amada raça de cães.
Beagles costumam ter ótima saúde
Beagles são muito fortes e resistentes, por isso, geralmente gozam de excelente saúde.
No entanto, são propensos à obesidade, e seus ouvidos necessitam de cuidados. Além disso, não têm predisposição genética para doenças degenerativas, mais comuns em outras raças de cães.
Quando recebem cuidados adequados e visitam o veterinário regularmente, quase não ficam doentes e podem viver muitos anos.
Atualmente, estima-se que a expectativa de vida dessa raça fique entre 12 e 15 anos.
As orelhas do beagle exigem atenção especial
Por causa de suas longas orelhas caídas, os beagles podem acumular umidade e sujeira no canal auditivo com muita facilidade.
Portanto, são especialmente propensos a desenvolver otite, necessitando de cuidados especiais.
Além das limpezas regulares, será essencial realizar uma secagem completa do epitélio da parte interna e externa, especialmente quando o cão se molhar ou tomar banho.
Lembre-se da importância de verificar regularmente as orelhas do seu beagle. É necessário consultar o veterinário ao observar qualquer anomalia, como vermelhidão, odor desagradável ou inchaço.
O beagle tem sido historicamente usado em experimentos
Infelizmente, sua personalidade dócil e excelente saúde também fizeram dessa raça uma das mais utilizadas na pesquisa de produtos dermatológicos e cosméticos.
Pouco a pouco, muitas marcas estão eliminando testes em animais e todos nós podemos ajudar, especialmente se dermos preferência aos produtos que já eliminaram tais experimentos.
Notícias sobre Pets