O plástico nos oceanos é um dos grandes problemas ambientais do mundo. Além de contaminar a água, esses resíduos oferecem grande perigo às espécies marinhas. Existem diversos projetos com tecnologias desenvolvidas para limpar os oceanos, o Seabin é um desses. Criado pelos australianos Andrew Turton e Pete Ceglinski, o sistema funciona de maneira simples e eficiente para retirar o lixo das superfícies.
Como seu nome já diz, o Seabin funciona como uma lixeira do mar. Os inventores acreditam que ela seja uma opção bastante eficiente para áreas próximas à terra, mas com muitas embarcações e pessoas, como marinas e clubes de iate.
Semelhante a uma lata de lixo, a Seabin é equipada com um reservatório e ligada a uma bomba, que suga a água e depois a devolve ao mar. Todos os resíduos presentes na superfície do mar são sugados pelo sistema e ficam presos em uma tela de retenção, até mesmo o óleo das embarcações é retirado no processo. De maneira simples, é como se um ralo sugasse a água, peneirando os detritos encontrados no caminho.
Os australianos já desenvolveram um protótipo da Seabin e fizeram os testes para comprovar sua eficiência. O equipamento, feito com materiais sustentáveis, consegue limpar a superfície das áreas com águas calmas, sem causar qualquer tipo de risco às espécies marinhas da região.
Para que o sistema seja produzido em larga escala, os inventores estão em busca de financiamento coletivo através do site Indiegogo. Clique aqui para acessar os detalhes deste projeto.
Fonte: CicloVivo