A internet móvel está progredindo para a nova tecnologia LTE 5G, que pode alcançar velocidades assustadoras. Enquanto essa nova tecnologia ainda não é presente no Brasil, países como Austrália, já estão em processo de venda com velocidades de até 1GB/s.
Em Outubro do ano passado, a Qualcomm anunciou que estava em parceria com Netgear Ericsson e Telstra, para lançar a primeira internet com velocidade em Gigabit LTE do mundo, na Austrália.
Em um evento em Sydney, a Telstra, anunciou que a rede está agora em operação. A operadora mostrou ao vivo, a rede em ação, com velocidades de download superiores a 930Mbps e upload de mais de 130Mbps.
Tecnologia utilizada
O primeiro dispositivo que suporta velocidades em Gigabit LTE, é o Netgear Nighthawk M1, que nada mais é do que um roteador móvel. O roteador possui um modem Snapdragon X16 LTE, que oferece tecnologia MIMO 4X4 e agregação de portadora de 4 bandas.
O roteador portátil pode conectar até 20 dispositivos, e tem uma bateria embutida, que sobrevive em até 24 horas de uso contínuo, sem carregar.
O roteador pode até carregar seu Smartphone, e vem com duas portas USB (Tipo A e C), juntamente com uma porta Ethernet.
Just saw a demo of Australia’s upcoming 5G Gigabit LTE network. So Fast with a 900Mbps download! #gigabitLTE #Qualcomm #Ericsson #Telstra pic.twitter.com/xUENcZb2hw
— GadgetGuy.com.au (@GadgetGuySite) 30 de janeiro de 2017
Preço e disponibilidade
O roteador estará disponível a partir do próximo mês, por cerca de 360 AUD (aproximadamente R$ 860), e há também, a opção de adquiri-lo através de planos da Telstra.
Para chegar ao Brasil, a rede 5G precisa ser implantada por operadoras locais, o que já é estudado e planejado. Já o roteador, provavelmente não dará as caras por aqui – isso se deve ao fato de que, quando implantada, provavelmente, existirá outros roteadores de mesmo modelo, com tecnologia mais avançada, e também, de outras marcas.