Tecnologia

Atualização do Chrome promete economizar até 40% de memória

O Chrome ainda é o navegador mais popular da internet, mas o browser do Google sempre foi visto como um grande devorador de memória e, consequentemente, energia. Agora, uma atualização promete mudar um pouco esse estereótipo do software com um novo modo de economia de memória e bateria.

Imagem: Google/Reprodução

Menos fome de memória

As atualizações fazem parte da versão 108 do navegador e estarão disponíveis no Windows, MacOS e ChromeOS já nas próximas semanas. Segundo o comunicado do Google, o modo de economia de memória reduz o consumo em até 40%.

Para explicar como funciona o novo modo, o Google diz que a função libera a memória das abas abertas que não estiverem sendo utilizadas no momento para que as abas ativas ofereçam a melhor experiência possível.

modo de economia de memória do Chrome

Novo modo de economia de memória do Chrome – Imagem: Google / divulgação

Não está claro como o algoritmo irá decidir quais abas priorizar, mas o anúncio diz que o recurso é especialmente útil quando o usuário estiver executando outros softwares mais pesados, como edição de vídeos ou jogos. Segundo o blog, “as abas inativas serão recarregadas quando você precisar delas”.

Modo de economia de energia do Chrome

Outro elemento interessante dessa atualização do Chrome 108 é o modo de economia de energia, que promete prolongar a vida útil da bateria de dispositivos móveis, como notebooks. Qualquer um sabe que não há bateria que dure com um navegador aberto com diversas abas abertas ao mesmo tempo.

modo de economia de energia do Chrome

Novo modo de economia de energia do Chrome – Imagem: Google / divulgação

O novo modo de economia de energia entra em ação quando o nível da bateria do dispositivo atinge 20%, “limitando a atividade em segundo plano e os efeitos visuais para sites com animações e vídeos”, explica o Google.


Créditos: TecMasters