Pesquisadores americanos estão em busca de outra utilidade para as estradas, para que elas deixem de ser somente vias de acesso. Segundo eles, seria possível gerar energia através de placas solares especiais que substituiriam o asfalto. De acordo com a empresa Solar Roadways, se o piso dos 48 estados americanos for substituído pelas placas, a quantidade de energia gerada seria capaz de suprir toda a demanda do país.
Caso o projeto obtenha sucesso, não seriam mais necessárias usinas nucleares ou termoelétricas, deixando assim de prejudicar boa parte do meio ambiente. Por isso, o governo norte-americano investiu 100 mil dólares para testes, com um painel de 3,5m x 3,5m. A estimativa é de que sejam necessários 5 bilhões de painéis como esse para cobrir todas as estradas dos EUA.
A tecnologia funciona através de três camadas, a primeira contém as linhas de energia, na segunda ficam as células solares, onde a energia é armazenada, e a terceira e mais resistente, funciona com a mesma capacidade de tração do asfalto atual. Além de toda a energia gerada, as placas ainda podem aquecer o solo e derreter o gelo acumulado nas vias no período de inverno. Outros testes estão sendo feitos para que seja possível carregar os carros elétricos que passarem pelas placas ou estacionarem em uma delas.
Existem alguns problemas que dificultam a idealização do projeto e entre eles está a distância ideal entre o automóvel e o solo. Quanto mais próximos os captadores estão do solo melhor é o aproveitamento na geração de energia.
Fonte: Revista Quatro Rodas