A resposta para a pergunta se as redes sociais ainda possuem espaço para crescer é bem simples: sim. As redes sociais são ferramentas cada vez mais integradas no dia a dia das pessoas, seja como forma de comunicação com amigos e conhecidos (Facebook, Instagram, Snapchat), seja para estar por dentro do mercado de trabalho (Linkedin), para uma conversa com os amigos (Whatsapp) ou para procurar novos relacionamentos amorosos (Baidu, Tinder), as redes sociais vieram para ficar.
Nesse contexto em que a vida social dos indivíduos passa pelo uso de diversos sites e aplicativos de redes sociais, não é de se estranhar a necessidade cada vez mais presente de tentar gerar negócios nessas redes sociais.
Isso é particularmente visto no Facebook e Instagram, mas também muito utilizado no Twitter, que acaba utilizando o filtro dos indivíduos como forma de comunicação direta. Então, para você que pensa em empreender ou deseja uma melhor forma de utilizar as redes sociais para alavancar suas vendas em sua loja virtual , as redes sociais são um grande chamado.
Em 2017 elas trarão novas mudanças. Se você quer ficar por dentro dessas alterações, que devem aparecer como tendência ao longo do ano, fique atento na lista que compilamos abaixo. Ela é uma boa forma de você saber o que será prioridade para os usuários. Confira:
1 – O foco do Facebook estará cada vez mais no vídeo: você já deve ter reparado que o Facebook agora criou o Facebook Live, que é uma ferramenta que permite a publicação de vídeos ao vivo, da conta de qualquer tipo de usuário. Além disso, passou a existir anúncios verticais nos vídeos, que mostram que essa será uma das apostas da rede social para o formato. Até agora, a aposta tem sido um sucesso considerando o número de utilizadores e, também, de popularidade.
Desta forma, as marcas precisam trabalhar cada vez mais na sua capacidade de se comunicar por vídeo ao vivo e se preparar para um ano em que os clientes estarão cada vez mais exigentes e atentos ao conteúdo que tiver sido publicado.
Veja mais nesse vídeo:
Como aumentar as vendas no Youtube: https://youtu.be/hneidKKzv9A
2 – Instagram mantém eficácia: o Instagram continuará sendo uma ferramenta eficaz de comunicação das empresas com seus consumidores, segundo os especialistas da área. Lojas virtuais que apostam em produtos onde a imagem é essencial não poderão ficar de fora
No que diz respeito ao engagement, é esperado que seja registrado um nível até dez vezes maior do que o registrado no Facebook e cerca de 54 vezes maior do que visto no Twitter. Do mesmo modo, o Instagram é um tipo de plataforma na qual seja mais provável que um usuário passe a seguir determinada marca.
Aumentando as vendas usando o Instagram: https://youtu.be/0SN70kZtnKA
3 – Apogeu dos GIFs e emojis: GIFs já são um sucesso. A possibilidade de comunicação cada vez maior faz com que elas tenham um lugar todo especial na atenção dos usuários.
Assim como os emojis, em 2017, essas mensagens personalizadas irão ficar ainda mais presentes. Dito isso, as marcas precisam ser ágeis e saber como abraçar essa tendência, introduzindo corretamente essa linguagem no seu discurso do dia a dia.
4 – Storytelling mais informal: o storytelling continuará sendo uma tendência nas redes sociais, mas estará cada vez mais associada a um tipo de comunicação informal.
Para tanto, anunciantes e marcas terão que recorrer a meios como o Instagram Stories, o Facebook Live e o Snapchat para conseguir criar uma boa ligação com seu público.
5 – A chegada da inteligência artificial: não é brincadeira não. Os bots inteligentes estão crescendo cada vez mais e os tipos de conversas que permitem isso também.
Nesse caso, as redes sociais irão ser adotadas cada vez mais por inteligências artificiais, que irão exigir dos usuários alguma paciência para ter uma resposta.
Mas na outra mão, se espera que esse tipo de tecnologia passe a oferecer uma experiência cada vez mais interessante e completa para os consumidores.
6 – Utilizadores têm cada vez mais poder: cada vez mais, os usuários estão no controle das ações, sendo possível escolher a possibilidade do que desejam ter acesso. Não apenas no que é relacionado a conteúdo, mas também nas suas preferências. Isso é uma ênfase dada por todas as redes sociais.
7 – As plataformas de nicho vão crescer: pode parecer, mas o Instagram e o Facebook não são a única rede social que os consumidores e usuários se concentram.
Existem e essa deve ser uma tendência cada vez maior de 2017, muitas redes sociais de nicho, como a Tastebuds (música) e a Ravelry (crochê e tricô), que passam a ganhar relevância de consumidores com interesses bem específicos.
8 – Partilhas deixam de ser tão públicas: muita gente vai gostar disso, mas em 2017, os usuários devem deixar aos poucos de usar os seus murais (ou dos seus amigos) para compartilhar conteúdos, seja com música ou notícias.
Por sua vez, a tendência será de compartilhar cada vez mais em privado, por meio de aplicações de mensagens que a própria rede irá oferecer.
9 – Em busca do estado zen: essa também vai ser bem aceita pelo público cansado de ler tanto sobre política em redes sociais. A tendência para 2017 é de que o público passe a usar as redes para tentar acalmar o seu dia.
Com isso, irão procurar posts simples, que tragam calma a sua vida. Uma forma das redes sociais saberem acompanhar essa tendência é se distinguir mais por experiências de alta qualidade que aproximem marca e usuário.
Quer saber quais são as redes sociais mais utilizadas?
Confira a lista do fim de 2016:
Ranking das maiores redes sociais segundo número de usuários:
# 1 Facebook 1.590.000.000
# 2 WhatsApp 1.000.000.000
# 3 Facebook Messenger 900.000.000
# 4 Tencent QQ 853.000.000
# 5 Wechat 697.000.000
# 6 QZone 640.000.000
# 7 Tumbrl 555.000.000
# 8 Instagram 400.000.000
# 9 Twitter 320.000.000
# 10 Baidu 300.000.000
# 11 Skype 300.000.000
# 12 Viber 249.000.000
# 13 Sina Weibo 222.000.000
# 14 Line 215.000.000
# 15 Snapchat 200.000.000
# 16 yy 122.000.000
# 17 VKontakte 100.000.000
# 18 Pintrest 100.000.000
# 19 BBM 100.000.000
# 20 Linkedin 100.000.000
# 21 Telegram 100.000.000
Márcio Eugênio é especialista em e-commerce. É também colunista em diversos portais relacionados ao comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com uma vasta experiência em vendas online.
Ele acredita que é possível vender qualquer produto on-line! Acredita que se você souber como as pessoas compram na internet você pode ter uma loja ou página que vende diariamente. Sua missão pessoal é ajudar pessoas como VOCÊ a vender mais e melhor.
Ele tem mais de 10 anos de experiência com vendas online e tem experiência de causa, pois seu primeiro negocio foi uma loja virtual.