As galinhas botam ovos todos os dias?
Existem algumas variáveis que afetam o número de ovos que as aves põem e sua frequência. Alguns pássaros, como os tordos, esperam até que as condições sejam adequadas para criar seus filhotes. Por exemplo, a ave felosa-comum põem ovos apenas uma vez por ano. Mas quanto tempo leva para as galinhas botarem ovos? Quantos ovos elas põem todos os dias?
A história das galinhas poedeiras
A resposta é sim, as galinhas põem ovos todos os dias. A presença ou ausência do galo não influência nisso, mas sim o ciclo hormonal propriamente dito dessas fêmeas. De qualquer forma, a atual galinha de granja é quase um produto da seleção genética ao longo da história.
A história da galinha e do ovo começou há 9.000 anos, na Ásia. O Gallus Bankiva botava seus ovos uma vez por ano, em conjuntos de 12. O ovo como alimento começou a se espalhar pelas populações europeias no final do século 19. Isso levou a uma redução na diversidade de espécies dessas aves.
As raças New Hampshire e Leghom são as mais exploradas pela indústria avícola; tanto por seus ovos quanto por seus descendentes. Se as galinhas botavam 12 ovos por ano há muito tempo; hoje estimam-se que botem cerca de 300 anualmente.
O ciclo reprodutivo da galinha
Por que as galinhas põem ovos todos os dias? Essas fêmeas nascem com cerca de 4 mil folículos ou futuros óvulos no ovário esquerdo. De quatro a seis meses, elas iniciam seu ciclo ovulatório; os ciclos hormonais das galinhas duram 10 semanas.
Em cada período, até 10 óvulos amadurecem. A razão pela qual as galinhas põem ovos a cada 24 ou 26 horas é porque os ciclos se sobrepõem. Este processo interno constante e complexo tem uma vida de dois anos; é o que é considerado o tempo ou “vida útil” das galinhas poedeiras.
Como os ovos são criados dentro da galinha?
A presença de luz gera na galinha a segregação dos hormônios que produzem a liberação do folículo. Isso quer dizer que seu organismo está preparado para agir antes do estímulo solar. A maturação do folículo no ovo começa a partir da gema.
Cada gema contém o resultado de 10 dias de acumulação de vários nutrientes: glicose, água, gorduras, proteínas. Se o óvulo fosse fertilizado; os nutrientes da gema serviriam para o desenvolvimento do filhote. Deve-se acrescentar a isso, que os filhotes vivem e se desenvolvem dentro do ovo por 21 dias.
O tom da gema dependerá da qualidade da comida da galinha. Em torno da gema, uma substância clara e gelatinosa se forma: a clara; que serviria para proteger o embrião.
Após 25 horas, a gema está pronta para deixar o ovário. O oviduto, com cerca de 60 centímetros de comprimento, forma três camadas de clara através da liberação de proteínas. Uma vez no útero; a casca levará cerca de 14 horas para se formar.
Este escudo protetor é composto de carbonato de cálcio e tem poros para o ar. Finalmente, os poros da casca são revestidos antes de sair para o exterior; para impedir assim a entrada de bactérias. A pigmentação dos minerais que cobrem a casca dará, então, a cor final aos ovos.
A indústria avícola: os ovos diários
A criação de cada ovo supõe uma complexidade extraordinária. Seria impossível para uma galinha em liberdade botar mais de um ovo por dia. De fato, em estado natural; as galinhas não põem tantos ovos quanto no cativeiro industrial.
Os galinheiros da indústria avícola instalam certos dispositivos específicos que obrigam os organismos das galinhas a porem ovos sem parar. Além da ética animal; vale a pena perguntar sobre a qualidade do produto.
Por um lado, as galinhas são mantidas em cativeiro com as luzes acesas 24 horas por dia. Desta forma, o organismo acredita que é sempre dia e libera incessantemente os folículos. Por outro lado, não tendo seu próprio ninho, as galinhas não conseguem se conscientizar de seus ovos; o que gera a necessidade de colocar outro, e outro, e outro…
Notícias sobre Pets