Geek

Apple cede após disputa com a Epic Games e permite pagamentos externos fora da App Store

Apple pode pular número 13 e lançar iPhone 14 nesta semana, diz rumor

A Apple detalhou como os pagamentos diretos funcionarão no iOS após a resolução de sua longa batalha na justiça contra a Epic Games – e reivindicará uma comissão de 27% sobre os lucros gerados por esses métodos.

De acordo com as diretrizes revisadas, os desenvolvedores agora devem solicitar um “direito” (detalhado abaixo), e ainda devem incluir a opção de compra por meio do próprio sistema de cobrança da Apple. Os links de pagamento direto devem ser oferecidos como uma alternativa, não como um substituto.

A Apple ainda cobrará uma comissão de 27% sobre quaisquer receitas obtidas com vendas feitas por meio de links para sistemas de pagamento externos. Essa comissão é de 12% para os participantes do Programa de Pequenas Empresas do ecossistema iOS.

Essas alterações se aplicam apenas às App Stores do iOS e iPadOS nos Estados Unidos. Em todos os outros mercados, os desenvolvedores são proibidos de usar botões, links externos ou outras chamadas para ação que direcionam os usuários para métodos de compra diferentes daqueles dentro do aplicativo.

Como vai funcionar o pagamento externo da Apple

Os desenvolvedores devem solicitar um Direito de Link Externo do StoreKit. Depois de enviar sua solicitação, a Apple analisará o aplicativo para “garantir que ele esteja em conformidade com os termos e condições do direito”, além das diretrizes usuais de revisão da App Store e seu Contrato de Licença do Programa para Desenvolvedores.

Se aprovado, os desenvolvedores podem adicionar links para seus jogos que permitem que os jogadores comprem itens no jogo diretamente dele e informá-los de que fazer isso pode ser mais barato do que comprar no jogo.

Os desenvolvedores precisarão fornecer um relatório de transações dentro de 15 dias corridos do final de cada mês, mesmo que não tenha havido compras diretas feitas durante esse período.

A Apple também fez algumas estipulações, como a de que o link para sistemas de pagamento externos deve:

  • Vá diretamente para o site do desenvolvedor sem nenhum redirecionamento ou links intermediários, ou página de destino
  • Abra uma nova janela no navegador padrão do dispositivo, em vez de uma exibição da Web no aplicativo
  • Não imitar o sistema de compra no aplicativo da Apple ou desencorajar os usuários a usá-lo
  • Não ser exibido mais de uma vez no aplicativo ou em mais de uma página do aplicativo

A CNBC também informou que a Apple adicionará uma tela pop-up alertando os usuários sobre os “riscos que estão assumindo quando deixam o ecossistema da Apple” quando clicarem no link para sistemas de pagamento externos.

Os desenvolvedores também não podem mencionar ou promover a opção de pagamentos diretos na página do produto da App Store do aplicativo.

Conforme decidido em 2021, a Apple não pode mais impedir que os desenvolvedores direcionem os jogadores para opções de pagamento alternativas, como comprar diretamente deles. A Epic acreditava que as opções de pagamento direto evitariam a taxa de 30% que a Apple cobra de todas as transações feitas por meio de aplicativos iOS.

A Apple demorou a fazer essas mudanças enquanto apelava contra essa decisão, mas a CNBC informou que atualizou seus processos e diretrizes para desenvolvedores na terça-feira, depois que a Suprema Corte dos EUA rejeitou recursos da empresa iOS e da Epic.