O bombardeio em um dos principais aeroportos da Ucrânia infelizmente resultou na destruição do Antonov AN-225, o maior avião do mundo, que já veio ao Brasil algumas vezes para carregamento de cargas pesadas. Os rumores comçaram a surgir, uma vez que o último destino do avião foi exatamente o aeroporto de Hostomel, que foi alvo de destruição Russa na madrugada desta quinta-feira (24).
O AN-225 estava estacionado em seu hangar no aeroporto da Ucrânia, onde também abriga seu centro de manutenção. Segundo dados de voos disponíveis em serviços que rastreiam esses aviões, o Antonov pousou em Hostomel no dia 5 de fevereiro e por lá permaneceu.
Segundo fontes não confirmadas, o hangar do Antonov pegou fogo após o ataque aéreo Russo no aeroporto de Hostomel. Agora, dias após os rumores que haviam sido negados pelo comandante de operação do gigante, o Ministro de Relações Exteriores da Ucrânia confirmou que o avião foi destruído, mas não informou se essa situação ocorreu durante os primeiros ataques no aeroporto de Hostomel ou posteriormente, com domínio de tropas Russas no aeroporto.
Como esse avião depende de contratos de logística de cargas diferenciadas, não é sempre que ele está voando nos céus e por isso, fica armazenado durante períodos mais longos em seu hangar.
A Antonov é uma companhia criada na Rússia, mas possui sua sede na Ucrânia. Portanto, sempre que avistado um Antonov, é comum nomeá-lo de “avião russo” por conta das origens da fabricante.
A primeira vez que o cargueiro desembarcou no Brasil foi em novembro de 2016. Na ocasião, parou o país por que se tratava de um evento bem peculiar.
O gigante participou da logística de transporte de um grande gerador de 150 toneladas, que foi enviado para Santiago, no Chile, partindo de Guarulhos, em São Paulo. Entretanto, nesta vinda, o Antonov AN-225 pousou inicialmente no aeroporto de Viracopos, que fica em Campinas, também em São Paulo.
Esse avião tem seu peso equivalente ao de duas baleias. São 84 m de comprimento e 175 toneladas. Com seis turbinas, o An-225 pode carregar até 250 toneladas no compartimento de cargas. Além disso, pode transportar itens na parte externa e superior da fuselagem. Ele é o único exemplar deste porte em atividade no mundo.