O Google está se preparando para um lançamento antecipado do Android 16, previsto para a primeira semana de junho de 2025. Tradicionalmente, novas versões do sistema operacional Android são lançadas no terceiro trimestre do ano, mas a empresa de Mountain View anunciou que, desta vez, a atualização acontecerá no segundo trimestre.
– Publicidade –
Em uma entrevista ao Android Police, Sameer Samat, presidente do ecossistema Android, confirmou que a data prevista para o lançamento está mantida. “Estamos no caminho certo para o lançamento do Android 16 em junho”, afirmou ele.
Samat explicou que a mudança na programação de lançamento se deve ao uso do desenvolvimento Trunk Stable para o Android 16. Esse método permite que todos os desenvolvedores trabalhem em uma única ramificação de código, facilitando a construção do sistema de maneira mais ágil e regular. “Isso é diferente de termos várias equipes trabalhando em diferentes ramificações e depois fundindo tudo no final, o que leva muito tempo para resolver problemas”, destacou.
Leia também: Atualização One UI 7 Beta para Galaxy A55 é detectada no servidor da Samsung
Outro ponto importante mencionado foi que as equipes envolvidas no novo Android se reunirão em junho para integrar os códigos e resolver eventuais problemas, o que antes exigia meses de trabalho após a reunião.
Além disso, o Google está adotando uma nova abordagem para atualizações menores através de “feature drops” mensais, que introduzem mudanças significativas fora do ciclo principal do Android. Samat afirmou que essa estratégia tem recebido uma ótima resposta dos usuários, pois parece que seus dispositivos estão em constante melhora.
“Quando temos novas funcionalidades, decidimos entre guardar para uma atualização do sistema operacional ou liberá-las em uma cadência trimestral através dos drops do Android. A resposta foi muito positiva”, celebrou.
Por fim, Samat prometeu que o Google fornecerá mais detalhes sobre as principais atualizações, como o Android 16, para atender à curiosidade dos fãs. Historicamente, a gigante da busca divulgava apenas as mudanças mais significativas, deixando o restante para ser descoberto pelos entusiastas.
Com essas mudanças, o Google espera não apenas aprimorar a experiência do usuário, mas também manter a comunidade de fãs informada e engajada, uma estratégia que promete revolucionar a forma como as atualizações Android são divulgadas e recebidas.
– Publicidade –
Créditos TecStudio