Meio Ambiente

Amyr Klink apresenta seminário sobre exploradores da Antártica com transmissão ao vivo

Com transmissão em tempo real, encontro ocorre no próximo sábado (9) de novembro, em Porto Alegre, com cientistas, pesquisadores e especialistas em clima e Antártica.

As mudanças climáticas e o continente gelado da Antártica são temas de seminário. O evento acontece no próximo sábado (9), das 8h30 às 18h30, no Hotel Everest, na capital gaúcha. Cientistas, pesquisadores e outros especialistas irão avaliar questões relacionadas ao clima e ao equilíbrio global em uma perspectiva de futuro. O seminário vai debater também a presença brasileira na Antártica.

Entre os palestrantes, está o gaúcho Jefferson Simões, glaciologista, cientista e explorador polar, professor da UFRGS e uma das mais importantes referências da pesquisa antártica no Brasil e no mundo. Também participam do evento representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI). Uma das maiores atrações do programa é o navegador Amyr Klink, que participa da terceira mesa do seminário, e falará dos exploradores e navegadores da Antártica.

Haverá também um concurso de artigos para estudantes de graduação dos cursos de Ciências Biológicas e da Terra, de qualquer universidade. A intenção é premiar os três melhores textos sobre mudanças climáticas e Antártica. Os conteúdos devem ser enviados pelo site do seminário, onde consta o regulamento, até 16/11.  A seleção será realizada por uma comissão acadêmica, formada por profissionais convidados. Os três melhores trabalhos receberão prêmios em dinheiro e poderão ser publicados em livro sobre o evento, com lançamento previsto para dezembro.

Um programa educativo paralelo acontecerá em sintonia com a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre. As filhas de Amyr Klink – Laura, Tamara e Marininha – farão uma palestra para crianças e jovens entre 8 e 15 anos com o tema: "Férias na Antártica". Elas contarão sobre a experiência que viveram passando um ano com o pai e a mãe, Marina Klink, no continente gelado. As inscrições para atividade também precisam ser feitas antecipadamente, no site do seminário.

A iniciativa terá transmissão ao vivo através deste site.