As mudanças climáticas e o continente gelado da Antártica são temas de seminário. O evento acontece no próximo sábado (9), das 8h30 às 18h30, no Hotel Everest, na capital gaúcha. Cientistas, pesquisadores e outros especialistas irão avaliar questões relacionadas ao clima e ao equilíbrio global em uma perspectiva de futuro. O seminário vai debater também a presença brasileira na Antártica.
Entre os palestrantes, está o gaúcho Jefferson Simões, glaciologista, cientista e explorador polar, professor da UFRGS e uma das mais importantes referências da pesquisa antártica no Brasil e no mundo. Também participam do evento representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI). Uma das maiores atrações do programa é o navegador Amyr Klink, que participa da terceira mesa do seminário, e falará dos exploradores e navegadores da Antártica.
Haverá também um concurso de artigos para estudantes de graduação dos cursos de Ciências Biológicas e da Terra, de qualquer universidade. A intenção é premiar os três melhores textos sobre mudanças climáticas e Antártica. Os conteúdos devem ser enviados pelo site do seminário, onde consta o regulamento, até 16/11. A seleção será realizada por uma comissão acadêmica, formada por profissionais convidados. Os três melhores trabalhos receberão prêmios em dinheiro e poderão ser publicados em livro sobre o evento, com lançamento previsto para dezembro.
Um programa educativo paralelo acontecerá em sintonia com a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre. As filhas de Amyr Klink – Laura, Tamara e Marininha – farão uma palestra para crianças e jovens entre 8 e 15 anos com o tema: "Férias na Antártica". Elas contarão sobre a experiência que viveram passando um ano com o pai e a mãe, Marina Klink, no continente gelado. As inscrições para atividade também precisam ser feitas antecipadamente, no site do seminário.
A iniciativa terá transmissão ao vivo através deste site.