A Adidas está investindo pesado no desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de acessórios esportivos. Após lançar as camisetas de futebol e tênis de corrida feitos com plástico dos oceanos, a marca anunciou uma matéria-prima ainda mais inusitada: seda artificial.
O filamento, apresentado na última semana, foi desenvolvido em parceria com a companhia alemã AMSilk. O material foi apelidado de Biosteel e, segundo os fabricantes, é o “material natural mais forte atualmente disponível no mundo”. A inspiração para a criação foram as teias de aranha, que também são extremamente resistentes.
Conforme informado no anúncio oficial, as fibras são 15% mais leves do que os materiais sintéticos convencionais, com a vantagem de serem feitas a partir de matérias-primas naturais. Além da resistência, o Biosteel ajuda a controlar a umidade no pé, permite que o calçado respire mais e ainda atua contra a proliferação de bactérias.
O filamento biodegradável é proveniente das mesmas proteínas que as aranhas usam para construir as suas teias. A empresa garante que não existe o uso de qualquer produto provenientes de animais, o que torna a fibra mais uma opção vegana.
Com o novo material, as companhias esperam atingir um nível acima dos concorrentes em termos de tecnologia, qualidade e desenvolvimento sustentável. A intenção é desenvolver outros produtos a partir da seda artificial, criando um novo setor dentro do mercado de alta performance esportiva.
(0)