A Microsoft vem investindo há tempos em trazer assistentes virtuais para o Windows, mas parece estar ainda mais empenhada em mudar alguns pontos até que recentemente implantados. Assim, a empresa deve aposentar a Cortana no Windows.
O anúncio do fim do suporte da Cortana foi feito pela própria Microsoft em uma de suas páginas de suporte. Entretanto, apesar do fim do suporte no Windows, a assistente não desaparecerá por completo.
A assistente virtual continuará a aparecer no Outlook Mobile através do Teams para celulares e no próprio Microsoft Teams.
Windows Copilot é um dos motivos da aposentadoria da Cortana
Por sua vez, apesar da Cortana estar perto de seu fim no Windows 11, os usuários não ficarão sozinhos. Além do Windows Copilot, um novo assistente com foco em Inteligência Artificial, o Bing foi integrado ao sistema operacional para fornecer respostas concisas quando buscas são realizadas na internet.
Além disso, no office, o Microsoft 365 Copilot está sendo implementado para que a produtividade dos usuários seja aumentada. Nesse ponto, inclusive, a Microsoft ressalta que os dados dos usuários ainda são seguros e privados ao aderir princípios de IA e padrões responsáveis de IA.
Mesmo com o anúncio do fim da Cortana, vale notar que até o momento a mesma segue presente no Windows 11. Já o Windows Copilot, por enquanto, só está disponível em uma versão prévia do Windows 11, que pode ser baixada através do programa Windows Insider.
Fonte: Microsoft
Créditos: TecMasters