Tecnologia

Adesão ao Windows 11 cresce e SO atinge maior participação global em PCs

Passados mais de 15 meses desde seu lançamento, o Windows 11 ainda divide opiniões — ao maior estilo “ame-o ou odeie-o” entre os usuários de PCs. Mas apesar dos olhares receosos, o atual sistema operacional da Microsoft têm conquistado cada vez mais adeptos.

Participação do Windows 11 cresce, mas…

De acordo com os últimos números do StatCounter, o Windows 11 atingiu a casa dos 18,1% em janeiro e conquistou sua maior participação global em PCs desde que foi lançado. Vale destacar que a fatia de participação do SO era de apenas 7,89% em fevereiro de 2022.

Imagem: reprodução/StatCounter

Sob a ótica do copo cheio, o número é animador. Já faz algum tempo que a Microsoft deseja que os usuários migrem para a nova versão do Windows e até mesmo licenças do Windows 10 Home Pro deixaram de ser emitidas para esse propósito. Tem dado certo e a Steam viu que usuários do mais recente sistema operacional da big tech ultrapassou a casa dos 30%.

Por outro lado, os resultados apontam que há muitos desafios pela frente. E um bom exemplo disso é que, apesar do crescimento, menos de um a cada cinco PCs possuem o Windows 11 instalado. E quando os números são comparados com outros SOs, a discrepância fica nítida.

… Windows 10 segue como líder dos PCs

Isso porque seu sucessor segue dominando os computadores. Se o Win 11 conquistou a importante participação de 18,1%, o Win 10, mesmo com queda de 1,96%, se manteve no topo com 68,8%.

A situação piora ainda mais ao analisar dados públicos do Firefox, que segue como um dos navegadores mais populares da comunidade. Neste levantamento, o Windows 11 divide a participação de 1,3% com outras versões do Windows e fica muito atrás do Windows 10 (70,6%) e até do Windows 7 (13,4%).

É certo que a Microsoft seguirá com planos e ações para estimular a migração para seu último sistema operacional. Resta saber como será essa progressão daqui pra frente e se será necessário alguma outra movimentação para catalisar esse processo.

Via: TechSpot


Créditos: TecMasters