Tecnologia

Acer quer levar placas de vídeo da AMD para o mercado customizado

Depois de lançar a linha Predator Arc A770 Bifrost de placas de vídeo (GPU), a taiwanesa Acer quer mais: segundo rumores vistos em fóruns chineses e relatados pelo WCCFTech, a fabricante agora quer continuar a investir no mercado de PCs customizados e deve lançar nele uma linha de GPUs customizadas, baseadas na Radeon RX 7900 da AMD.

De acordo com as postagens, a ideia é a de oferecer placas de vídeo com design premium, a preços mais competitivos, a fim de brigar com modelos concorrentes como a RTX 4070 Ti e a RTX 4080 – ambas da NVIDIA. Aliás, não é desejo da Acer trabalhar com placas customizadas que sigam o design estabelecido pela californiana. Mas isso pode vir a mudar num futuro próximo, fazendo da Acer a única empresa do mundo a oferecer GPUs inspiradas em arquiteturas das três grandes empresas do setor.

Imagem: Predator Gaming/Acer

Os posts não esclarecem se a Acer vai usar o mesmo esquema de resfriamento da linha Bifrost dentro das customizações da AMD, ou se um novo sistema será desenhado exclusivamente para essa novidade.

A BiFrost vem sendo vendida desde outubro do ano passado, trazendo 16 GB de memória GDDR6 e uma opção de overclocking que joga a velocidade da placa de 2.200 MHz para 2.400 MHz. No site oficial, a Acer a oferece por aproximadamente US$ 400 (R$ 2046,24) – um valor bastante atraente considerando que o modelo é baseado na arquitetura Arc da Intel.

Naturalmente, a Acer não comentou os rumores mas, caso as postagens venham a se confirmar, a taiwanesa ficará mais perto de se estabelecer como a principal marca para o setor de customização de máquinas – apesar da informática tradicional estar em queda, o setor “faça-você-mesmo” (DIY, na sigla em inglês) vem ganhando mais e mais força.


Créditos: TecMasters