Geek

Preço dos SSDs devem subir 50% em 2024

Após um longo período de recuperação, as cotações atuais dos preços de SSDs pelo mundo ainda precisam encontrar um ponto de equilíbrio na entrega de equipamentos do tipo – pelo menos no meio dos grandes fornecedores, como Samsung e Micron – em relação a seus componentes internos, como a Flash NAND.

Conforme citado pelo Economic Daily News, há uma tendência da indústria em buscar lucratividade e, portanto, aumentos agressivos de preço são vistos em projeções do futuro. Isso porque, para alcançar rentabilidade, estima-se que os preços sejam reajustados em, no mínimo, 50%.

Olhando mais atentamente para a indústria, a Samsung ainda mantém a liderança com uma participação de mercado de 31,4%, seguida pelo grupo SK, com 20%, e pela Western Digital, com 16,9% de participação.

Porém, as coisas para os SSDs podem mudar em breve, já que a rentabilidade de Flash NAND é menor quando comparada com DRAMs. Por conta disso, a indústria deve buscar esse ponto de equilíbrio entre o uso da tecnologia e o número de vendas.

SSDs no mercado

SSD da Samsung

Imagem: Divulgação/Samsung

Para citar um exemplo desse movimento, a Samsung, por exemplo, já reduziu sua produção de chips NAND em 50% de sua capacidade atual. Agora, o foco da empresa são os equipamentos com camadas empilhadas. Com isso, estoque deve diminuir, o que é um plano para só então aumentar os preços gradualmente em 2024.

Conforme citado por fontes da indústria, os preços dos chips NAND despencaram nos últimos meses, o que pode indicar um trabalho maior dos fornecedores para se adequar às novas tendências e, consequentemente, ao que o mercado pede.

Via: TrendForce


Fonte: KaBuM