Há algumas semanas, a Microsoft atualizou silenciosamente sua página oficial de suporte, onde os usuários podem se informar sobre o fim do suporte para versões antigas do Windows, como Windows 7 e Windows 8.1, que tiveram seu suporte encerrado em janeiro de 2023. Agora, a página destaca o Windows 10, que, apesar de ainda receber suporte, chegará ao fim de sua vida útil no próximo ano.
O site da Microsoft agora conta com três abas: uma para Windows 7, uma para Windows 8.1 e outra para Windows 10. Esta última fornece a data de fim de suporte e orientações sobre o que os usuários podem fazer com seus sistemas que em breve estarão desatualizados. (Spoiler: atualizar para o Windows 11).
A página também apresenta vários links onde os usuários podem aprender sobre o Windows 11 e seus recursos, comparar o Windows 10 com seu sucessor, encontrar um guia de compras para um novo laptop, saber como transferir dados do Windows 10 para o Windows 11 e visitar a Microsoft Store para explorar dispositivos com Windows 11.
A Microsoft reconhece que muitos usuários continuarão usando o Windows 10, apesar do iminente fim do suporte. De fato, a participação de mercado do Windows 10 de alguma forma aumenta em vez de diminuir, por isso a empresa pede que pelo menos façam backup dos seus arquivos no OneDrive.
Por fim, no final da página, há uma seção de FAQ com informações adicionais, como troca de dispositivos antigos, atualização para o Windows 11, escolha da edição correta e mais. Também há uma seção sobre o Programa de Segurança Estendida, que, pela primeira vez, será aplicável a usuários comuns. No entanto, enquanto a Microsoft já revelou detalhes para clientes empresariais, as informações sobre usuários domésticos permanecem desconhecidas. A empresa afirma que compartilhará detalhes à medida que nos aproximarmos de outubro de 2025.
Créditos TecStudio