A Intel aproveitou seu evento Innovation 2023 para dar mais informações sobre os processadores de 14ª geração. Com codinome Meteor Lake, a família de CPUs Intel Core Ultra vai estrear em 14 de dezembro e com uma enxurrada de novidades que deve marcar um novo patamar para a marca.
Prazer, Meteor Lake
Para começo de conversa, os processadores Intel Core Ultra serão os primeiros da marca com a arquitetura chiplet. Em resumo, os chiplets são módulos integrados — como blocos de construção de Lego — que compõem um chip maior desenvolvido para acomodar mais de um componente.
Fabricado na litografia Intel 4, o Compute Tile é o “coração” da CPU, que inclui a divisão já conhecida de núcleos de eficiência (E-cores) e núcleos de performance (P-cores). O ponto é que o Compute Tile não é a única região de processamento do chip.
Isso porque o SoC Tile (6 nm) também inclui E-cores de baixo consumo de energia, o que oferece uma arquitetura híbrida 3D de performance. Basicamente, os processos passam pelos E-Cores do SoC Tile. Se forem muito pesados, vão para os E-Cores do Compute Tile e, se necessários, são encaminhados para os P-Cores.
E é no Soc Tile que está um dos grandes destaques dos processadores Meteor Lake: a unidade de processamento neural (NPU) da Intel, que é especialmente dedicada para melhores desempenhos de cargas de trabalho sustentadas por inteligência artificial (IA).
No Grapchics Tile (5 nm), está uma GPU Xe LPG, com gráficos Intel Arc integrados, unidades dedicadas de ray tracing e até oito núcleos Xe. Isso sem contar o suporte ao XeSS, que promete aumentar ainda mais a taxa de quadros.
Como resultado, a GPU Xe LPG promete até o dobro de desempenho por watt do Xe LP.
Por fim, no I/O (6 nm), estão algumas conexões adicionais (como controlador Thunderbolt 4) além das vistas no SoC Tile.
[–quebra–]CPUs Intel Core Ultra estreiam em dezembro
Vale destacar que os chips Meteor Lake vão estrear no dia 14 de dezembro em alguns laptops. Mas segundo estimativas do mercado, é quase certo que a real disponibilidade desses dispositivos móveis equipados com o Intel Core Ultra aconteça somente no início do ano que vem.
Para o segmento de desktops, as novidades devem ser anunciadas em um outro momento.
Fonte: KaBuM