Tecnologia

Inteligência artificial ameaça 27% dos empregos em 38 países, diz OCDE

Em mais uma análise alarmante e preocupante sobre os avanços da inteligência artificial, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um bloco de 38 países principalmente de primeiro mundo, prevê que os avanços da IA podem resultar na eliminação de 27% dos postos de trabalho entre os países membros.

Segundo a OCDE, hoje, as evidências de que o surgimento da inteligência artificial generativa tenha um impacto significativo nos empregos ainda são pequenas, mas a substituição de humanos por máquinas pode realmente acontecer, uma vez que essa revolução ainda está em seu estágio inicial.

Imagem: Shutterstock

Os empregos ameaçados pela inteligência artificial

Os postos de trabalho com maior risco de serem substituídos pela tecnologia são aqueles que usam mais de 25 das 100 habilidades que os especialistas em IA consideram que podem ser facilmente automatizadas.

No ano passado, uma pesquisa da OCDE revelou que três em cada cinco trabalhadores têm medo de perder o emprego para a inteligência artificial na próxima década. Vale dizer que o levantamento foi feito antes do boom da IA generativa, como a chegada do ChatGPT e do Bard.

inteligência artificial no emprego

Imagem: Shutterstock

Por outro lado, dois terços daqueles que já trabalham com inteligência artificial revelaram que a automação tornou seus trabalhos menos perigosos ou tediosos.

“Como a IA afetará os trabalhadores no local de trabalho e se os benefícios superarão os riscos dependerá das ações políticas que tomarmos”, disse Mathias Cormann, secretário-geral da OCDE. “Os governos devem ajudar os trabalhadores a se prepararem para as mudanças e se beneficiarem das oportunidades que a IA trará”, concluiu.

Via: OCDE


Créditos: TecMasters