Por enquanto, a única coisa que a Qualcomm anunciou oficialmente sobre seu próximo chipset top de linha, o Snapdragon 8 Gen 3, é sua data de lançamento; o Snapdragon Summit vai ser realizado no Havaí, entre os dias 24 e 26 de outubro e – mais uma vez – o TecMasters vai estar lá para acompanhar este momento de perto e trazer as informações e novidades em primeira mão.
Em paralelo, os rumores e vazamentos seguem a todo vapor. A gente já sabe também que a Qualcomm não vai poder usar o processo de ponta de 3 nanômetros da TSMC para a produção em massa do Snapdragon 8 Gen 3, que ficou nas mãos da Apple. Ainda assim, o que se diz nos bastidores é que o novo SoC pode ser até 30% mais rápido que o atual Snapdragon 8 Gen 2.
Mais do que isso, ao que tudo indica, o processo N4P da TSCM vai permitir que o Gen 3 trará um notório ganho de performance sem comprometer a eficiência energética do processador – o que é bem interessante também.
Novos rumores sobre o Snapdragon 8 Gen 3
No Twitter, o usuário Revegnus afirma que a nova GPU do Snapdragon 8 Gen 3 se mostrou 30% mais rápida em testes OpenCL na comparação com o chipset atual Gen 2, lançado em novembro do ano passado e que hoje turbina os principais smartphones Android do mercado.
The performance improvement for 8 Gen3, based on Geekbench 5, is as follows:
– Single-core performance increased by 13% compared to the 8 Gen2 model.
– Multi-core performance increased by 20% compared to the 8 Gen2 model.GPU performance, based on OpenGL, increased by 30%.
— Revegnus (@Tech_Reve) June 7, 2023
Na mesma publicação, o insider diz que o desempenho multi-core do chipset é 20% superior ao Snapdragon 8 Gen 2.
Infelizmente, essas diferenças de performance caem em resultados de núcleo único, onde há rumores de que o Snapdragon 8 Gen 3 é apenas 10% mais rápido que o Gen 2.
Vale lembrar que rumores são apenas rumores, mas normalmente, na indústria de tecnologia, muitos deles se confirmam posteriormente. Assim, nos resta aguardar e acompanhar de perto todas essas informações até o tão esperado Snapdragon Summit, em outubro, no Havaí.
Créditos: TecMasters