A partir de 2025, as vendas de carros com motor a combustão estão proibidas na Noruega. Embora o desafio pareça enorme, o país nórdico, situado no norte da Europa, apoia a transição para os carros elétricos desde a década de 1990, quando os modelos movidos a bateria passaram a ser isentos de impostos e do pagamento de pedágios.
O resultado é visto na ruas e em diversas outras formas no país que, de certa forma, antecipa ao mundo como será o futuro com o domínio dos carros elétricos. No ano passado, 80% dos carros novos vendidos na Noruega são movidos a bateria – o que coloca o país nórdico na vanguarda dessa mudança.
A revolução dos carros elétricos
Em outras palavras, a Noruega se transformou em um verdadeiro observatório para entender o que a revolução dos veículos elétricos pode significar para um país em termos de meio ambiente, postos de trabalho e da vida em geral.
A experiência do “nem tão pequeno” país europeu – que tem o tamanho da Califórnia, porém com apenas 5,5 milhões de habitantes, mostra que os veículos elétricos trazem uma série de benefícios e afasta a maioria dos fantasmas e terríveis consequências previstas pelos mais pessimistas.
Claro, nem tudo são flores: nem todos os carregadores são confiáveis e as filas para recarregar os carros durante alguns períodos podem ser bem longas. Além disso, as concessionárias precisaram se adaptar. Hoje, a Tesla é a marca mais vendida na Noruega e as antigas líderes do setor automotivo na região, como Fiat e Renault, perderam uma grande fatia do mercado.
[–quebra-]Ar (ainda) mais limpo
Em Oslo, capital da Noruega, o ar é claramente mais limpo – e com tantos carros elétricos, a cidade é mais silenciosa também. As emissões de gases de efeito estufa caíram 30% desde 2009, mas não houve desemprego em massa entre os trabalhadores dos postos de gasolina e a rede elétrica não entrou em colapso.
Os níveis de óxidos de nitrogênio, subprodutos da queima de gasolina e diesel que causam poluição, asma e outras doenças, caíram drasticamente com o aumento dos veículos elétricos em circulação, que fazem parte de um plano mais amplo de Oslo para reduzir suas emissões de dióxido de carbono a quase zero até 2030.
E os impactos na rede elétrica?
Por incrível que pareça, a rede elétrica da Noruega não sofreu grandes impactos mesmo com o aumento da demanda de eletricidade. Sim, o fato de o país ter energia hidrelétrica abundante ajuda. Ainda assim, os veículos elétricos aumentaram modestamente o consumo, mas principalmente à noite, quando o uso geral é menor e a energia é mais barata.
Fonte: The New York Times
Créditos: TecMasters