O controle de PS5 pode simular situações de guerra, jogos de futebol e até corridas de F1. Mas acredite se quiser: o periférico da Sony também pode realizar fecundações e até gerar novos bebês para o planeta. E, bem, tudo isso no mundo real.
Controle de PS5 + ciência = vida
Por mais maluco que pareça, esse foi o novo experimento do MIT Technology em um centro em Nova York (EUA). No caso, os pesquisadores estavam testando robôs de esperma, da startup Overture Life, para fertilizações in vitro (FIV) de espermatozoides em óvulos.
A ideia é tornar os experimentos FIV mais acessível para futuros pais, já que os processos de custo elevado precisam ser certeiros. E ao que parece, eles decidiram sincronizar o robô com um DualSense do PS5, permitindo que toda a experiência fosse realizada por indivíduos que não dominam a área.
Para o teste em questão, o estudante de engenharia mecânico, Eduard Alba, foi o escolhido para usar o periférico e mover o esperma da agula robótica em vários óvulos.
“Eu estava calmo. Naquele exato momento, pensei: ‘É apenas mais um experimento.’”, revelou o engenheiro.
Mas não era apenas “mais um experimento”. Tanto que o teste envolvendo Alba, o controle de PS5 e o robô da Overture Life foi um sucesso e resultou na geração de duas novas crianças — as primeiras fertilizadas via bot de esperma, segundo a Overture.
Apesar do sucesso do experimento, vale destacar que ainda há um sentimento de cautela entre os especialistas. Por ser um processo arriscado, tudo tem que estar nas condições exatas. E apesar do feito do robô controlado, há um entendimento de que humanos ainda são melhores que máquinas para isso.
Por outro lado, é preciso lembrar que esses foram apenas experimentos iniciais. E se ciência e tecnologia continuarem avançando a passos largos, a expectativa é de que diversos novos bebês fertilizados por um controle de PS5 surjam no mundo.
Via: Kotaku
Créditos: TecMasters