Tecnologia

Google introduz IA generativa no Gmail e Docs para rivalizar com GPT-4

Lançado pelo Google, o Bard — sistema de diálogo inteligente — deixou a desejar na missão de ser um concorrente direto do ChatGPT. Mas agora, com a chegada do GPT-4, a big tech parece ter outra carta na manga para não jogar a toalha branca nesta “guerra da inteligência artificial”.

No caso, a gigante anunciou na última terça-feira (14) que está levando o poder da IA generativa para praticamente todos os serviços do Workspace. E como consequência, a inteligência artificial promete tornar-se o maior aliado do usuário, seja na redação de um e-mail ou na montagem de uma apresentação.

Workspace do Google mais inteligente que nunca

Segundo o Google, essa nova integração de inteligência artificial generativa habilitará diversos novos recursos para muitas das ferramentas do Workspace.

Imagem: divulgação

Ao digitar um tema de interesse no recurso “Ajude-me a escrever”, a IA vai gerar um rascunho instantâneo sobre o tópico listado. A partir daí, será possível colaborar com a inteligência artificial para refinar, editar ou obter mais sugestões para o texto.

Novos recursos do Apresentações, do Google

Imagem: reprodução

As Apresentações do ecossistema do Google também vão ficar mais fáceis. Isso porque a IA generativa vai colaborar com a criação de imagens, textos e vídeos gerados a partir de um tema definido.

Novos recursos do Google Meet

Imagem: reprodução

Com os novos recursos chegando ao Meet, será possível gerar novos planos de fundo e até capturar anotações durante as videoconferências.

Novos recursos do Google Gmail

Imagem: divulgação

Assim como no Docs, também será possível pedir aquela mãozinha para a IA gerar um rascunho de um e-mail. Mas resumo das mensagens trocadas, gestões de prioridades e ferramentas de respostas também serão uma realidade.

Novos recursos do Google Planilhas

Imagem: reprodução

Por fim, o Google destaca as novas funcionalidades que chegarão ao Planilhas. Segundo a big tech, será possível obter insights e análises (via preenchimento automático) por meio de dados brutos, gerar fórmulas e categorizar com base no contexto.

Recursos de IA chegam aos EUA até o fim do mês

Em um primeiro momento, todas essas experiências de IA generativa no Workspace serão testadas pelo programa Trusted Tester com o intuito de coletar feedbacks. A expectativa é que os testes comecem nos Estados Unidos até o fim de março.

Posteriormente, os recursos empoderados do Workspace serão expandidos para mais países e idiomas. Mas até o momento, o Google não citou nenhuma janela de quando isso vai acontecer.


Créditos: TecMasters