O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (6) que começaram os testes do Real Digital, que, como o nome sugere, será a versão eletrônica do dinheiro em circulação no Brasil.
Nesta primeira etapa, a plataforma Piloto RD foi criada para simular operações bancárias e avaliar os benefícios oferecidos pela novidade. Vale citar que a ideia é que, nesse primeiro momento, nenhuma transação real, que contenha valores verdadeiros, será realizada.
A ideia é que, para esta primeira fase, as operações de teste sejam realizadas até dezembro. Neste período, serão avaliados quais estratégias de desenvolvimento podem ser adotadas.
A integração com bancos e outros participantes do sistema financeiro será feita em maio e, segundo o Banco Central, neste primeiro momento, o foco serão as aplicações online – e, por enquanto, os pagamentos offline não serão prioridade.
Real Digital como nova moeda eletrônica
Como citado pelo Poder 360, o coordenador da iniciativa, Fabio Araujo, comentou que os testes serão semelhantes aos realizados com o Pix em 2021. No entanto, o Real Digital vai ser voltado para serviços financeiros gerais, ao contrário do Pix, que é considerado um serviço de pagamento.
Por enquanto, segundo o Banco Central, não há necessidade de um grande investimento de infraestrutura, embora se estima que o custo operacional possa ser elevado – mas isso deve ser avaliado durante o desenvolvimento do projeto.
Araujo ainda cita que, neste primeiro momento, “todas as transações serão simuladas. Transações de emissão, de negociação, de transferência e de resgate”.
Créditos: TecMasters