Um recorde recente foi atingido pela MSI, que anunciou por meio de seu site oficial a chegada de novas placas-mãe com suporte a volumes de memória DDR5 entre 96 GB e 192 GB – especificamente admitindo uma aproximação ao público entusiasta da customização de PCs (DIY).
Segundo o anúncio, as placas-mãe impactadas pela novidade correspondem às tecnologias de processamento Alder Lake e Raptor Lake (séries 600 e 700) da Intel. Esses modelos são valorizados pela eficiência de núcleos – todos têm 24 deles, sendo oito principais para desempenho e outras 16 para atividades auxiliares (considerados de eficiência). E todos agora ganham o suporte a módulos de memória de 24 GB e 48 GB, o que permite aos processadores atingirem os volumes mais altos de memória.
Agora, essas placas terão suporte maximizado entre os números estipulados acima. Na prática, 192 GB de memória DDR5 implicam em cada núcleo contar com 8 GB exclusivos para si – um número bastante atraente para quem curte montar PCs com configurações mais extremas.
Ironicamente, a tecnologia Ark da própria Intel só permite que seus processadores atinjam um máximo de 128 GB de memória – provavelmente pelo fato de que a Intel, ao contrário da MSI, ainda não validou módulos de 24 GB e 48 GB permeados por várias configurações.
De acordo com a MSI, não há nenhuma necessidade de atualização de firmware: “basta instalar o novo módulo de memória para tirar proveito de um sistema mais eficiente, com maior produtividade, especialmente para gamers multitarefas e usuários de sistemas rígidos”, disse a companhia. O suporte ampliado às placas-mãe da empresa usam sistemas UEFI atuais, por isso não será necessário nenhum update sistêmico.
A novidade já está disponível para as placas já existentes no mercado, e a MSI promete atualizações para mais modelos em um futuro próximo.
Créditos: TecMasters