Enquanto a Sony ainda encontra dificuldades para fabricar seu console next-gen e atender à demanda do público gamer, sua parceira no projeto, a AMD, parece estar oferecendo um kit de PC a seus clientes que lembra muito o hardware utilizado no PlayStation 5.
A descoberta foi feita quando compararam o SoC (system-on-a-chip) presente no PS5 com um novo kit de desktop sendo oferecido pela AMD.
AMD espertinha
O 4700S Desktop Kit vem sendo distribuído pela empresa a parceiros asiáticos desde o final de junho, oferecendo um combo de placa-mãe, processador, cooler e memória integrados para a produção de computadores compactos.
De posse do equipamento, esses terceiros só precisam colocar tudo em um gabinete pequeno com fonte, placa de vídeo e unidade de armazenamento para que tudo esteja pronto para chegar às mãos do cliente final.
Na imagem acima, obtida pelo Tom’s Hardware, é possível conferir as semelhanças visuais entre o processador do kit e o SoC que turbina o PS5. A similaridade, no entanto, vai além da aparência, chegando também às especificações do chip.
Segundo o site, o hardware do 4700S traz os mesmos 8 núcleos Zen2 – com 16 threads – e dispensa o uso das populares memórias DDR4 por conjuntos de 8 GB ou 16 GB GDDR6. A grande diferença, a GPU RDNA2 do novo PlayStation está desabilitada no produto da AMD.
Reciclagem ativa
Com essas informações em mãos, fica claro que não se trata de uma “traição” à parceira Sony, mas sim um reaproveitamento de peças que não passaram no controle de qualidade ou atingiram o poder de fogo necessário para o console da companhia japonesa.
Assim, cortando a placa de vídeo integrada e modificando a frequência do processador, a AMD tem um produto bom e estável para comercializar em outro setor do mercado.
Fonte: Tom’s Hardware
Fonte: KaBuM