As memórias DDR5 estão chamando cada vez mais a atenção graças a suas frequências altas e a promessa de oferecer uma performance melhor. Apesar da chegada deste equipamento ainda estar um pouco longe de virar padrão dos consumidores, a XPG, uma famosa fabricante deste tipo de produto, pretende lançar um modelo ainda em 2021 para PCs do tipo desktop.
O novo modelo em questão fará parte de uma série chamada Caster, mas ainda não tem um nome específico definido. Essa linha, voltada para o público gamer, deverá contar com modelos de 8 GB, 16 GB e 32 GB com frequências que variam de 6.000 até 7.400 MHz.
Para garantir a maior compatibilidade possível com diferentes setups, a XPG está trabalhando com fabricantes famosas de placas-mãe como a Gigabyte, Asus, MSI e Asrock. Com isso, a empresa espera que os usuários sejam capazes de fazer overclock em suas memórias sem enfrentar problemas.
Outro detalhe interessante desta linha de memórias é que a sua tensão de operação é de 1,1 V. Assim, é esperado que a série Caster seja mais eficiente em relação ao consumo de energia.
Ainda sem um preço informado, as memórias DDR5 Caster da XPG estão previstas para serem lançadas entre julho e setembro deste ano.
Memórias DDR5 dependem da nova geração de processadores
Testes realizados no mês de março pela empresa chinesa Longsys mostraram alguns resultados bem animadores. Na plataforma AIDA64, as memórias DDR5 mostraram um ganho de performance de até 28% em atividades relacionadas a leitura.
Estes testes, vale notar, já foram realizados com os processadores da 12º geração da Intel. Os processadores que são vendidos atualmente, ainda neste começo de 2021, vale notar, não são compatíveis com as memórias DDR5. Além da Intel, é claro, alguns processadores da arquitetura Zen 3 e Zen 4 da AMD serão compatíveis com este tipo de memória, mas os detalhes de quais seriam estes modelos ainda não foram divulgados.
Via: Videocardz
Fonte: KaBuM