A esterilização precoce é realizada antes de o animal alcançar sua maturidade sexual. Apesar da polêmica que provoca entre os donos de bichos de estimação, esse procedimento se mostra muito eficaz no combate à superpopulação de cães de rua, ela também auxilia na prevenção e controle de muitas doenças degenerativas.
Vamos conhecer um pouco mais sobre a esterilização
A esterilização ou castração é uma intervenção cirúrgica com a finalidade de retirar os órgãos sexuais de machos e fêmeas. Dos machos são retirados os testículos, enquanto que, nas fêmeas, são retirados os ovários e o útero. Consiste em um procedimento rápido realizado com o auxílio de anestesia geral.
É óbvio que sua finalidade mais concreta e evidente é permitir o controle reprodutivo dos animais. Isso é fundamental para prevenir a superpopulação de rua e para combater a prática de abuso e abandono. Na verdade, em muitos países, as campanhas em massa de esterilização gratuita resultaram muito positivas.
Além disso, temos que levar em consideração que a castração aparece como a forma mais eficaz para prevenir e controlar importantes doenças como tumores, infecções, displasia, epilepsia, hemofilia, doenças sexualmente transmissíveis, etc. Principalmente, quando o dono opta pela esterilização precoce do seu bicho de estimação.
Muitas vezes, o motivo da castração não é biológico e nem fisiológico, mas sim o comportamento do animal. Uma grande quantidade de bichos de estimação deve ser esterilizada para equilibrar seu temperamento e diminuir o risco de ele apresentar comportamentos agressivos. A esterilização precoce também ajuda a prevenir o aparecimento desses comportamentos.
O que é a esterilização precoce?
A esterilização antecipada ou precoce deve ser realizada antes da maturidade sexual do animal, que acontece entre seis e oito meses de vida. A idade exata sugerida varia de acordo com o sexo, a idade, o tamanho e o estado de saúde de cada bicho de estimação. Normalmente, realiza-se entre os três e os quatro meses em gatos e cães, sejam eles machos ou fêmeas.
O procedimento começou a ser realizado depois que foram feitos estudos com muitas fêmeas de rua, que engravidavam antes dos seis meses de vida. Atualmente, um grande número de veterinários já considera a castração precoce como o melhor método para prevenir e controlar a superpopulação de rua.
Outra vantagem para os filhotes é que eles precisam de menores doses de anestésicos e sedativos. Essa pequena quantidade faz com que sua recuperação seja mais rápida e eficaz. Os filhotes podem brincar normalmente horas depois da cirurgia. Além disso, na contramão das antigas crenças populares, o tamanho dos órgãos não dificulta ou prejudica a operação.
Benefícios da esterilização precoce
- As fêmeas deixam de experimentar mudanças hormonais radicais no período de cio e, também, se evita as chamadas gestações psicológicas. Isso significa que nosso bicho de estimação ficará mais calmo, deixará de atrair outros machos e não sujará a casa.
- Os machos diminuirão consideravelmente a necessidade de fugir para marcar território alheio ou para perseguir as fêmeas durante o cio.
- A maioria dos cães e gatos castrados precocemente se tornam mais carinhosos e menos ariscos ao longo de toda a vida.
- A esterilização precoce costuma favorecer o adestramento e a socialização de nossos bichos de estimação. Por esse motivo, quase todos os cães de serviço ou de competição são castrados precocemente.
- As fêmeas não esterilizadas têm três vezes mais risco de sofrer de câncer de ovário, mama e útero do que as fêmeas esterilizadas em tenra idade. O mesmo vale para os machos em relação ao câncer de próstata.
Mitos sobre a esterilização precoce de bichos de estimação
Existem muitos mitos sobre os efeitos negativos da castração precoce de bichos de estimação. Os relatos das desvantagens são muito raros e não são justificativas para expor o animal a riscos reais como doenças degenerativas ou terminais.
É um mito, por exemplo, dizer que todo bicho de estimação castrado desenvolve obesidade ou sobrepeso. É verdade sim dizer que existe uma tendência ao ganho de peso depois da operação. No entanto, é algo perfeitamente controlável quando se adota hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.
O maior risco da castração está em realizar a cirurgia tarde demais. O animal idoso submetido a uma esterilização pode apresentar diversas complicações. É muito importante considerar a idade do bichinho para avaliar os benefícios da esterilização precoce para a saúde e o bem-estar de nossos mais leais companheiros.
Vale a pena lembrar que nenhum procedimento deve ser realizado sem a prévia consulta com o veterinário. Além disso, a esterilização precoce de maneira alguma diminui a necessidade de um bom adestramento e de um adequado processo de socialização.
Notícias sobre Pets