O aspecto do pelo reflete a condição física do animal. Quando ele está brilhante e sedoso, significa que o cão está com boa saúde. Porém, a pelagem exige cuidados como lavagem e escovação. A seguir, diremos o que fazer caso o pelo do seu cachorro esteja caindo.
Naturalmente, alguns cães mudam sua pelagem todo semestre, principalmente aqueles com pelos longos. No entanto, quando a queda ocorre frequentemente, é importante entender a causa.
O aspecto do pelo reflete a condição física do animal. Quando ele está brilhante e sedoso, significa que o cão está com boa saúde. Porém, se estiver opaco e seco, ele pode estar passando por algum tipo de problema.
A pelagem também requer cuidados. Banhos e escovações devem fazer parte da sua rotina de higiene. Nesses momentos de limpeza, também podem ser notadas irregularidades na mudança de pelo.
Por que ocorre a queda de pelo em cães?
Algumas raças possuem tendência a perder muito pelo. Isso é muito comum em cães de pelagem longa, como o Golden Retriever. Essa situação também pode ser vista no husky siberiano e em labradores. Quando a queda de pelo ocorre fora da época, é importante atentar para as possíveis causas:
- Causas naturais. A principal razão para queda de pelo é a renovação da pelagem.
Durante as estações de outono e primavera, é comum que os animais mudem sua pelagem. Dessa forma, os pelos antigos dão lugar a novos.
Dependendo da raça e da estação, essa mudança pode ter maior ou menor intensidade. Em alguns casos, é possível ver grandes quantidades de pelo por onde o animal passa.
- Má alimentação. A segunda principal razão para a queda de pelo em cães é a má alimentação. Essa razão não tem a ver com a quantidade de comida, mas sim com a quantidade de nutrientes ingeridos.
Um animal que consome pouca proteína terá uma pelagem seca e quebradiça. Por outro lado, maiores quantidades de gordura ajudam a fortalecer a pelagem. Os ácidos graxos Ômega 3 e as vitaminas A, B e C são primordiais para um pelo saudável.
A ingestão de poucas quantidade de água também pode causar a queda de pelo em cães. A desidratação deixa a pele seca e danifica a pelagem.
- Transtornos hormonais ou emocionais. Em relação a doenças, a anemia pode ser uma razão para a queda de pelo em cães. Anemia é um transtorno hormonal causado por má alimentação. Porém, a queda também pode ocorrer devido a situações emocionais, como estresse ou ansiedade.
Geralmente, cães que sofrem uma mudança repentina de rotina podem apresentar queda de pelo. Quando se trata de um problema emocional, a condição melhora quando o cão retoma seus hábitos tradicionais.
Doenças na pele e parasitas
- Doenças na pele é mais uma das causas da queda de pelos. A mais comum é a sarna, que tem como sintoma a queda localizada de pelo. Além disso, a pele fica avermelhada devido à irritação. Nesses casos, é aconselhável ir imediatamente ao veterinário.
- Parasitas, tanto internos como externos, também podem contribuir para o problema. Os cães sensíveis a picadas de pulgas podem se coçar com frequência, causando queda de pelos na região afetada.
O que fazer para evitar a queda de pelo em cães
- Banho regular. Dar banho no cão regularmente, utilizando shampoos específicos, ajuda a controlar a queda de pelo. Os banhos devem ser regulares, mas não em excesso, pois o shampoo pode ressecar a pele.
Há cuidadores que preferem usar produtos anti-queda. Lembramos que é sempre importante consultar a opinião de um especialista antes de aplicar qualquer produto.
- Escove o pelo constantemente. Escovar o pelo do cão estabelece um vínculo emocional do animal com o dono e o ajuda na troca de sua pelagem.
Com a escova, você pode remover grandes quantidades de pelo morto. É importante utilizar a escova certa para cada tipo de raça e de pelo. Uma escova com cerdas grossas e próximas é ideal para cães com pelo curto, enquanto que uma escova com dentes largos e separados evitam nós em cães com pelagem longa.
- Alimentação equilibrada. Uma boa alimentação continua sendo a chave para evitar a queda de pelo em cães.
- Leve o cão ao veterinário. Uma visita oportuna ao especialista pode detectar problemas a tempo.
Notícias sobre Pets