O Golden Retriever é um dos cães mais amados e procurados, graças à sua obediência, personalidade encantadora, e também, por que não, sua beleza. Um dos seus traços mais característicos é a doçura. Quer conhecer mais sobre este charmoso animal? Então venha conosco e conheça mais sobre o caráter doce e gentil do Golden Retriever.
O Golden Retriever é diversas vezes confundido com um Labrador, embora seja uma espécie totalmente diferente. A seguir, vamos aprender um pouco sobre ele para, logo em seguida, nos concentrarmos em sua qualidade mais famosa: a gentileza.
Saiba tudo sobre o Golden Retriever
História
A origem desta raça remonta à Escócia, onde era utilizada na caça de aves. A prática era muito popular entre as classes mais ricas em meados do século 18 e esse tipo de animal era perfeito para a atividade.
O Golden Retriever é resultado do cruzamento de cães perdigueiros e cães de água. Com o crescimento do uso de armas na caça, agora as presas eram abatidas a distância. No entanto, o terreno escocês é bastante montanhoso, de difícil acesso, o que fazia com que muitas presas fossem perdidas. Assim, era necessário um cão inteligente, forte e capaz de cumprir essa tarefa: resgatar a caça.
Existem controvérsias sobre quais raças foram cruzadas até dar origem ao Golden Retriever. Mas essa parece ser a opção mais viável e reconhecida.
Características físicas
Existem dois tipos diferntes de Golden Retriever. A seguir, analisaremos cada um:
Tipo britânico
O focinho desse tipo de Golden é mais largo, curto e sua cabeça é maior e mais quadrada. Tem patas e cauda curtas e um peitoral mais profundo.
Seus olhos são arredondados e escuros, e as cores aceitas para esse tipo de Golden Retriever são dourado e creme.
Tipo americano e canadense
É mais alto e atlético que o tipo britânico. O macho chega a medir entre 58 e 62 cm, enquanto a fêmea mede entre 53 e 56 cm.
Seus olhos são mais amendoados e de mais claros, enquanto suas patas e cauda são maiores que as do britânico.
As tonalidades do pelo variam entre dourado claro e dourado escuro. Possui duas camadas de pelo, uma interna para proteção contra o clima, seja frio ou quente, e outra camada externa e ondulada, que cai em pequenas quantidades durante todo o ano.
Personalidade: a gentileza do Golden Retriever
Este cão, além de ser conhecido como exímio cão de caça, também é utilizado como cão-guia, cão policial, de resgate, entre outras atividades que incluem ajudar pessoas. O Golden é assim, sempre quer ajudar ao próximo.
Jamais foi identificado algum Golden agressivo, o que torna essa raça ideal para ambientes familiares. A gentileza do Golden Retriever o motiva a amar e proteger os familiares com a própria vida, se for necessário.
É um cachorro muito leal, movido pelos melhores sentimentos e que nunca desapontará. É verdade que o seu tamanho requer um espaço amplo, mas se você pensa em adotar um animal de estimação, talvez o Golden seja uma boa opção. Sua versatilidade o faz perfeito para qualquer tipo de pessoa.
É um cachorro muito fácil de adestrar graças à enorme inteligência e boa personaldiade. Como falamos anteriormente, a gentileza do Golden Retriever é conhecida por todos.
Cuidados especiais
Por causa do seu tamanho e por serem bastante ativos, precisam se exercitar diariamente. No entanto, tudo dependerá da saúde e idade do animal, já que nem todos necessitam da mesma quantidade de atividade físcia.
Deverá socializar o peludo o quanto antes, mas não porque ficará agressivo, mas sim destrutivo. Ele precisa estimular a mente através da socialização e exercício para se manter em equilíbrio.
Seu pelo deve ser escovado semanalmente para eliminar os pelos mortos e conservar sua maciez e brilho.
Notícias sobre Pets