PATENTES DOS NOVOS RENAULT LOGAN E SANDERO
por REDAÇÃO AUTOESPORTE
A Renault brasileira está 100% focada no SUV Captur e no Kwid, sucessor do Clio que foi lançado em agosto e já disparou nas vendas em setembro — o subcompacto inclusive superou o HB20 nos últimos dias e deve se tornar vice-líder logo em seu primeiro mês cheio. Mas a marca também já trabalha na atualização da linha Logan e Sandero. Patentes dos compactos foram registradas no INPI — Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Nas imagens em preto e branco não é possível ver muitos detalhes da estética, mas o design claramente aponta para uma reestilização dentro do que foi apresentado na renovação dos modelos no último Salão de Paris, em 2016. As grades estão mais altas, com o losango da Renault bem grande e destacado, e os para-choques trazem seções remodeladas — e mais encorpadas para as luzes de neblina.
Pelas patentes ainda não é possível decretar que Logan e Sandero terão leds diurnos nos faróis, tal como os modelos estrangeiros — que usam os escudos da Renault e da romena Dacia. Outro detalhe diferente está no para-choques do aventureiro Stepway. A versão registrada parece ter a moldura prata (que simula um quebra-mato) maior que no europeu. A própria porção central do para-choques é diferente e parece mais horizontal.
Na parte mecânica, a principal novidade deve ser o câmbio automático do tipo CVT, que recentemente chegou aos SUVs Duster e Captur. A transmissão é oriunda dos modelos da aliada Nissan, mas foi totalmente trabalhada pela Renault. É esperado que a nova caixa seja acoplada ao motor novo 1.6 16V SCe flex, e encerre a oferta do câmbio automatizado Easy’R, que foi muito criticado desde o lançamento e nunca vendeu bem.
De resto, os conjuntos atuais tendem a ser mantidos, com o 1.0 SCe de três cilindros e câmbio manual nas versões de base, e o 1.6 com opções manual e CVT nas configurações de topo. Já a cabine promete subir de nível, até para se distanciar do Kwid, que assumiu o posto de carro de entrada da marca. Tanto Logan quanto Sandero prometem ganhar refinos e adaptações específicas para o mercado brasileiro, além de mais equipamentos.
Inicialmente, havia a expectativa de a dupla estrear a reestilização no segundo semestre de 2018 no Brasil. Porém, o sucesso do Kwid e o esforço com os SUVs pode atrasar o lançamento dos compactos para o início de 2019. A Renault ainda pretende trazer para cá o utilitário grande Koleos, já à venda na Europa. O modelo desembarca por aqui nos próximos meses para ser o “flagship” (referência em luxo e sofisticação) da Renault no país.
Novo Duster só em 2019
Além de Logan e Sandero, a reestilização do SUV Duster, revelada no Salão de Frankfurt, também vai demorar um pouco a estrear por aqui. Como dito de início, a marca francesa está concentrada no popular Kwid e no Captur, principal aposta da Renault para “surfar” na onda SUV que vem crescendo mês a mês no Brasil. Conforme Autoesporte antecipou durante a feira alemã, a mecânica também será a mesma do Duster atual.
Fonte: AutoEsporte
Créditos : Autos24h