Alguns tutores ficam envergonhados e até brigam com seus cães quando eles começam a esfregar o bumbum no chão, mas o que muitos não sabem é que o ato do cão esfregar o bumbum no chão pode representar um problema sério e por isso é bom ficar atento a esse artigo.
Nesse artigo vamos explicar as possíveis razões que levam os cães a esfregar o bumbum no chão e esclarecer um comportamento que pode ser seu cãozinho avisando que precisa de ajuda.
Tosas Higiênicas e Irritações
Por mais que essa seja uma das situações mais amenas, ainda pode representar um perigo, portanto se você mandou fazer uma tosa higiênica no seu cãozinho, fique atento para o caso dele começar a esfregar o bumbum no chão.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como escolher a tosa ideal
Pode significar que a tosa, ou outra coisa, causou um problema de pele, uma irritação e até mesmo uma alergia, o que leva o cãozinho a esfregar o bumbum no chão na tentativa de aliviar esse incomodo.
Vermes
Vermes também podem causar coceira no anus dos cãezinhos, portanto fique de olho nas fezes, vezes com manchas e objetos brancos nas fezes podem ser um sinal de vermes, o recomendado é sempre dar o vermífugo correto ao seu cãozinho para evitar esse problema.
Aproveite para conferir o nosso artigo sobre como lutar contra vermes nos cães
Diarreia e problemas intestinais
É possível que um problema intestinal e diarreias possam causar uma irritação no anus e façam o cão esfregar o bumbum no chão tentando se livrar dessa irritação, se esse for o caso, a melhor forma de resolver é ficar de olho na alimentação do cãozinho e hidrata-lo direitinho.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como agradar os cães com comida de forma saudável
Prolapso Retal
Essa é uma situação bem deliciada e o indicado é levar o cãozinho em um veterinário capacitado, o prolapso retal é quando em casos mais graves de problemas intestinais, a parte final do intestino acaba saindo pelo anus e isso além de causar dor incomoda muito o cãozinho.
Nesses casos além de esfregar o bumbum no chão ele pode também se recusar a se levantar e querer ficar sempre sentado, esse é um problema sério e você deve levar seu cão ao veterinário se isso acontecer.
Problemas nas glândulas anais
Os cães possuem glândulas anais, são duas bolsas que ficam próximas ao anus do cãozinho, elas servem para lubrificação e para exalar aquele cheiro que os cães se comunicam cheirando o bumbum um dos outros. – Outro comportamento que incomoda os humanos, mas que é muito comum-.
O que pode acontecer é que as glândulas anais podem estar muito cheias, e isso causa incomodo nos cães, é possível resolver esse problema em casa, se o cão for tranquilo o próprio dono pode esvaziar as glândulas, posicionando o bumbum do cão para longe e usando luvas, basta apertar delicadamente as glândulas e esvaziá-las.
Se o tutor não estiver seguro quanto a realizar o procedimento em casa, é possível levar o cãozinho no veterinário que vai realizar o processo e resolver facilmente o problema das glândulas.
Geralmente as glândulas são esvaziadas normalmente quando o cão defeca, mas pode acontecer de que uma infecção ou outra coisa impeça o cão de esvaziar as glândulas, dar uma checada no que causou isso junto ao veterinário é uma boa ideia caso aconteça mais de uma vez.
Fonte Oficial: http://webcachorros.com.br/saiba-porque-os-caes-esfregam-o-bumbum-no-chao/.
Notícias sobre Pets