Falamos todo o tempo, com diversas pessoas e em inúmeras situações. Ora entregamos, outrora recebemos, mas sempre esperamos respostas ou responder. Quando, realmente, conversamos?
Entendendo que “com” “versa” é a dualidade de versões de um mesmo fato ou olhar, jogando por terra o absoluto unilateral.
Esta é a crise (reflexão), que me toma.
O quanto estou disposto e aberto ao colocar em palavras uma perspectiva ou receber um feedback sincero e genuíno — outra perspectiva? Principalmente, quando esta é provocadora e gera novas muitas crises (questões). O valor certo ou errado não é a medida importante. O fato de real valor é o quão presente, aberto e disposto estou ao receber este imput e principalmente, quando o faço.
Não somos preparados para conversas sinceras, abertas, livre pensamentos e trocas enriquecedoras.
Consideramos a concordância ou ausência da “discussão — debate”, como caminho ideal.
Não são.
O diferente promove o excelente. A troca de perspectiva amplia o olhar e dá bases mais sólidas para assumir uma posição. Aliás, esteja aberto a críticas sob seu posicionamento. Posicionamento dói, a ti e aos outros.
Contudo é este posicionamento que forja legitimidade.
Não quero respostas, mas construir as melhores perguntas.
Gratidão a todos que me provocam e provam que os maiores presentes, reais, são desafios e questões essenciais.
Sawabona Shikoba!
“Apaixonado por GENTE e NEGÓCIOS”
Formado em Comércio Internacional, especialista em Projetos, Negócios e Engenharia de Projetos e Inovação, liderou equipes de operações, comerciais e administrativas em empresas de comércio exterior por 12 anos, Realizador da Tour Construtores de Sucessos Brasil, Fundador do Projeto Cuíca – Cultura, Inovacão e Cidadania Ativa, Master Practitioner em PNL, Master Coach, Consultor de Carreiras e Empresas, Mentor em Universidades Federais, Estaduais e Privadas, Mentor de Movimentos Globais de Empreendedorismo e Liderança, Palestrante Nacional e Internacional, Autor e escritor dos livros: Negociando com Sucesso e #SEUMINUTO, colunista em mídias.
Entusiasta de uma nova educação por competências – Agir – Reagir e Criar Valor.