Na hora de viajar com a família, os pneus merecem um carinho especial. E não estamos falando apenas de calibrá-los corretamente
por Careca Auto-Peças
Não é novidade para o motorista que antes de colocar o carro na estrada é necessário calibrar os pneus. É só olhar no manual do proprietário para descobrir qual é a pressão correta para o veículo carregado.
Mas saiba que, antes de uma viagem, os cuidados vão muito além de uma parada no calibrador do posto de combustível. Para descobrir o que fazer nessa hora, consultamos dois especialistas no tema: Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental, e Roberto Falkenstein, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli para a América do Sul.
Desgaste
Veja se a banda de rodagem está desgastada de modo uniforme. Se não estiver, pode ser sinal de problema de alinhamento, balanceamento ou calibragem. Nesse caso, não adianta fazer ajustes: eles devem ser trocados. Daí a importância de conservá-los sempre com a pressão correta e fazer o rodízio a cada 10.000 km, o mesmo período em que se deve checar alinhamento e balanceamento – ou antes de uma viagem.
Idade
Os pneus trazem a marcação da semana e do ano de fabricação em uma sequência de quatro números após a sigla DOT. A garantia da maior parte das marcas é de cinco anos após a fabricação. Decorrido esse período, a borracha começa a ressecar e pode apresentar trincas. Parar sobre poças de óleo ou outros produtos químicos também abrevia sua vida útil.
Válvulas
Se os pneus perdem pressão, o problema pode estar nelas (ou em rodas amassadas). Para avaliá-las, desloque-as levemente para os lados, para verificar se apresentam rachaduras ou sinais de vazamento.
Danos
Fique atento a furos, rasgos e bolhas. Pneus que perdem muita pressão ao longo dos dias estão furados ou com algum problema de vedação. As bolhas podem ser visíveis na lateral externa dos pneus, mas também podem estar na lateral interna, fora do alcance dos olhos. O ideal é inspecioná-los em alguma oficina. Não viaje com pneus com bolhas: elas podem se romper e fazer você perder o controle do automóvel.
Uniformidade
Rode sempre com os quatro pneus de mesma marca e medida. Se não tiver jeito, ao menos tenha dois da mesma marca no mesmo eixo, para evitar que cada lado se comporte diferente em frenagens ou outras situações. Veja se os sulcos estão acima do TWI, o indicador de desgaste da banda de rodagem. Pneus que atingiram o TWI já são considerados carecas. Troque-os!
Fonte: QuatroRodas
Créditos : Autos24h