Os anúncios recentes do prefeito londrino Sadiq Khan têm demonstrado um compromisso especial do governante com políticas de mobilidade urbana de menor impacto ambiental. Após anunciar a intenção de ter apenas ônibus movidos a hidrogênio rodando pelo centro da cidade, Khan informou que investirá anualmente154 milhões de libras em estrutura cicloviária durante os próximos cinco anos.
Este é um montante recorde destinado à bicicleta na capital inglesa e está dentro do Plano de Negócios para o Transporte de Londres (TfL). De acordo com a própria prefeitura londrina, o novo investimento é quase o dobro das 79 milhões de libras que eram destinadas anualmente pela antiga gestão às iniciativas que promovem o ciclismo.
A intenção é aumentar a segurança nos deslocamentos feitos por bicicleta e, consequentemente, incentivar mais pessoas a usarem a bike como meio de transporte diário. Em longo prazo, o objetivo é de que Londres chegue a 2025 com uma marca de 1,5 milhão de viagens diárias feitas em bicicletas.
O plano inclui a construção de novas estradas exclusivas para bicicletas ligando os pontos extremos leste e oeste da cidade e super-estradas que interliguem Londres aos subúrbios. Até mesmo uma ponte será construída para facilitar os deslocamentos dos ciclistas entre Rotherhithe e Canary Wharf.
“Eu disse em minha candidatura que eu seria o prefeito com mais incentivos aos ciclismo que Londres já teve. Hoje eu tenho o maior prazer em confirmar que a TfL gastará o dobro em ciclismo nos próximos cinco anos, comparado com o a gestão anterior. Tornar o ciclismo mais seguro e acessível pode proporcionar enormes benefícios para todos nós – melhorar a nossa saúde, deixar o ar menor poluído e combater os congestionamentos”, disse Sadiq Khan, em declaração oficial.
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